F1 e Lego são coisas de menina

Nos últimos três anos, a participação de meninas só cresceu no torneio nacional de robótica do SESI: Passou de 42% em 2023 para 46% em 2025

Brasília recebeu na última semana 272 equipes de robótica de todo o país para o maior festival de robótica educacional do país, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI). Dos 2,197 competidores, ainda que a maioria (54%) meninos, elas dominaram duas das quatro categorias de disputa: a de robôs montados com o Lego (338 dos 660 competidores) e a de carrinhos de Fórmula 1 (155 dos 293 competidores), categoria patrocinada pela organização da corrida mais rápida do mundo. 

Um torneio no oceano: registramos cada mergulho!

Nos últimos três anos, a participação de meninas só cresceu no torneio nacional. Passou de 42% em 2023 para 46% em 2025. Foi a maior participação feminina dos últimos anos! Além disso, o festival contou com um torneio de equidade de gênero, reforçando o compromisso com a inclusão e a diversidade na robótica. 

A presença feminina é fundamental para a inovação no setor, trazendo novas perspectivas e soluções mais inclusivas. Com o aumento da participação das mulheres, o Festival SESI de Educação se torna um espaço essencial para o empoderamento e inspiração de jovens talentos na ciência e tecnologia.

Giro pelo torneio

O festival aconteceu entre 12 e 15 de março e contou com a participação de 2,2 mil competidores e mais de 25 mil visitantes. As competições foram realizadas nas seguintes modalidades:  FIRST LEGO League (FLLC), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC)  e F1 in Schools (F1). Essa edição valia a glória nacional e vagas para participar do mundial, em Houston (EUA), em abril. 

Vem ver a lista dos vencedores!

Elas entregaram tudo! 

Relacionadas

Leia mais

GALERIA: os melhores momentos do último dia do maior torneio de robótica do Brasil
Mapa da robótica: explore TUDO o que rola no maior torneio do Brasil! ⚓
Os bastidores da robótica: conheça os profissionais que fazem os torneios acontecerem

Comentários