Ex-alunos do SENAI contam como o ensino técnico mudou suas vidas e emocionam plateia no Palácio do Planalto

Chamados especialmente pelo cerimonial do Palácio do Planalto, Carlos Rubens Teixeira Júnior e Leonardo Rodrigues contaram como o ensino técnico mudou suas vidas

"As aulas práticas me fizeram conhecer a profissão que eu quero seguir pelo resto da vida” - Carlos Júnior

Antes de a presidente Dilma Rousseff fazer o anúncio da nova edição do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na manhã desta quarta-feira (9), a plateia de autoridades, parlamentares e convidados ouviu duas histórias inspiradoras. Chamados especialmente pelo cerimonial do Palácio do Planalto, Carlos Rubens Teixeira Júnior e Leonardo Rodrigues, ambos de 21 anos, contaram como o ensino técnico mudou suas vidas ao servir de alicerce para uma carreira de sucesso e de sonhos que têm se tornado realidade.

Consagrado com a medalha de ouro na ocupação de Instalações Elétricas Prediais na maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills 2015, o mineiro Carlos Júnior disse que foi o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que lhe abriu novas oportunidades. “Eu estava no ensino médio quando soube do Pronatec e comecei a fazer o curso de aprendizagem de Manutenção Elétrica Industrial no SENAI. As aulas práticas me fizeram conhecer a profissão que eu quero seguir pelo resto da vida”, disse Júnior. Atualmente, ele estuda Engenharia Elétrica na PUC-MG e é instrutor do SENAI em Belo Horizonte. “Agora, eu repasso para outros jovens aquilo que aprendi e isso é muito gratificante. Acredito que o ensino técnico pode mudar, sim, a vida de quem investe nesse tipo de educação”, concluiu, sendo muito aplaudido.

Em seguida, foi a vez do também medalhista de ouro da WorldSkills 2015 e aluno do SENAI de Joalheria, Leonardo Rodrigues, ser anunciado. Ele entregou à Dilma uma joia feita por ele (veja o colar) e pediu à presidente uma oportunidade para falar da peça.

Ouro na ocupação Joalheria na WorldSkills 2015, Leonardo Rodrigues entregou à Dilma Rousseff uma joia feita por ele

"Quando eu soube, no último domingo, que viria para esta cerimônia com a senhora, pensei que precisava honrá-la. E, então, lembrei que, nas aulas de História, aprendi que quando a senhora está na cidade, a bandeira hasteada é a que traz o brasão da República, com o Cruzeiro do Sul. Foi baseado nas estrelas que fiz esse pingente e esse colar, para representar a sua presença", contou o carioca, se dirigindo à presidente. Ele ajudou a vestir o colar em Dilma Rousseff. Nos bastidores, Leonardo contou que hoje realizou um sonho. O próximo é vestir a atriz Meryl Streep para uma festa do Oscar. E que ninguém ouse duvidar dele.

Relacionadas

Leia mais

Vídeo: CNI faz parceria com governo para impulsionar exportações. Veja no Minuto da Indústria
SENAI promove competição de mulheres em sistema de energia solar
SENAI CETIQT abre inscrições para cursos técnicos, de graduação e pós-graduação

Comentários