Estudantes do SESI vencem maratona da criatividade baseada em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

No projeto, alunos do Paraná trataram sobre consumo sustentável de copos descartáveis. O grupo concorreu com jovens de mais de 40 escolas brasileiras
"O Colégio SESI trabalha com seus alunos diferentes habilidades, para que eles tenham uma formação completa, apresentando inovação ligada à educação", explica João Eduardo Malheiros

Qual o impacto que você quer causar no mundo? Esta foi a pergunta feita para estudantes de 44 escolas de todo o Brasil no projeto Maratona da Criatividade, promovido pela Yes Intercâmbio em parceria com a Full Sail University e a Organização das Nações Unidas (ONU). Os alunos deveriam levar em conta a agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030 da ONU e gravar um vídeo falando sobre a mudança que querem ver na sociedade. O Colégio SESI Internacional foi o vencedor.

Os alunos do ensino médio Júlia Lamari, Luana Carpinski, Gabriela Chiapetti, Isaque Vidal e Henrique Berguer produziram um vídeo e uma campanha com objetivo de diminuir e, futuramente, zerar o uso de copos descartáveis na escola. “O Colégio SESI trabalha com seus alunos diferentes habilidades, para que eles tenham uma formação completa, apresentando inovação ligada à educação. A participação e a vitória são o reconhecimento do nosso projeto educacional e dos nossos alunos”, aponta João Eduardo Malheiros Pereira, coordenador de Educação do Colégio SESI Internacional do Campus da Indústria.

O vídeo, que pode ser assistido aqui, procura estimular que alunos, professores e colaboradores façam uso de suas próprias garrafinhas de água, sem a necessidade de usar copos descartáveis – baseado nos 12º e 14º ODS, que apresentam propostas sobre o consumo e produção responsáveis; e proteção da vida marinha, respectivamente. “Além do prêmio, com a utilização da internet para veicular o vídeo, é possível ver um projeto que nasce dentro dos muros da escola ter um alcance global”, analisa João.

Os alunos tiveram apoio de professores nas salas de aula, durante os workshops ministrados no contraturno (after school workshops) e por monitorias via Skype ofertadas pela Yes Intercâmbio. “Além da maratona engajar os estudantes em inovação e sustentabilidade, apoia o SESI em uma educação que desenvolve outras habilidades, como flexibilidade, comunicação e trabalho em grupo”, conclui João.

Relacionadas

Leia mais

Colégio SESI Internacional do Paraná oferta educação trilíngue no ensino médio
Colégio SESI Internacional recebe prêmio global da Microsoft
Colégio SESI Internacional ensina disciplinas em inglês e português no Paraná

Comentários