Estudantes de Tubarão (SC) apresentam estufa com ser vivo mais resistente do planeta em Festival de Robótica

A equipe AnonymusRob participa do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, neste fim de semana, no Rio de Janeiro

Imagine a vida de um astronauta. Viajar pelo espaço, ver a galáxia de perto e admirar a beleza dos astros. Muito legal, não é mesmo? Mas você já parou para pensar nas dificuldades que os viajantes espaciais encontram durante as expedições? Uma delas é a solidão, a falta de conversar, de tocar em alguém ou em algo. 

A equipe AnonymusRob irá disputar o Torneio SESI de Robótica FIRST® LEGO® League, na cidade do Rio de Janeiro, de 15 a 17 de março. Eles pensaram no isolamento enfrentado pelos astronautas enquanto eles estão em órbita e desenvolveram o projeto Autonomous Plant, para que aqueles que estejam no espaço sideral possam lembrar da Terra de alguma maneira, além de poderem cuidar e cultivar verduras e legumes frescos para consumo. O técnico da equipe, Joelson Fernandes, explica como funciona o projeto. 

“É uma estufa desenvolvida pelos alunos, que é autônoma, ela possui um arduíno para controlar a humildade, a luminosidade, como está a questão da reflexão de luz. Então ela é toda automatizada, mas o astronauta precisa desse cuidado para que funcione”, afirma.

TARDÍGRADO - Após entrarem em contato com o astronauta Marcos Palhares, os integrantes da AnonymusRob decidiram colocar o animal mais resistente do planeta na estufa em que seriam cultivados os alimentos. Os tardígrados são microscópicos e capazes de sobreviver em diversos tipos de condições extremas, como no vácuo do espaço e em temperaturas de 80ºC negativos, por exemplo. É o que explica o técnico da AnonymusRob, Joelson Fernandes. “Como ele é extremamente resistente, ele vai fazer com que essa nossa estufa, esse nosso material, ele resista às situações mais extremas do espaço. Então é isso que vai manter com que a estufa esteja em pleno funcionamento até em situações extremas, como é a microgravidade, que é encontrada no espaço, muita pouca água, pouca luz, e tudo mais”, afirma. 

A EQUIPE - A AnonymusRob é uma equipe de robótica de Tubarão, Santa Catarina. O grupo iniciou as atividades em 2016 e já em 2017 conquistaram duas premiações na etapa regional da First Lego League. Em 2018, se classificaram e irão disputar a etapa nacional da competição, que será disputada no Rio de Janeiro. Atualmente, a equipe possui dez integrantes, com idades que variam de 13 a 15 anos, que são estudantes do Colégio Coração Feliz. A estudante Maria Luiza Lisboa, é estudante do nono ano e integrante da equipe. Ela faz parte dos alunos que irá disputar a etapa nacional da competição de robótica e classifica a participação no torneio como a realização de um sonho. 

"Está todo mundo muito empolgado e estamos dando o nosso melhor para fazer bonito no Rio de Janeiro”, afirma Maria Luiza Lisboa.

O TORNEIO - Nesta temporada, o Serviço Social da Indústria (SESI) desafiou estudantes das escolas brasileiras com o tema “Em órbita”. A ideia era que cada equipe inscrita no torneio de robótica pudesse desenvolver alternativas que ajudassem no bem-estar de astronautas e em pesquisas espaciais. 

De outubro a dezembro do ano passado, foram realizadas etapas regionais para selecionar as melhores propostas e trabalhos. O gerente de Novos Negócios e Parcerias do SESI de Santa Catarina, Fabiano Bachmann, destaca a importância de competições como essa para os alunos catarinenses. “Aqui para Santa Catarina, o que a gente percebe é que a educação tecnológica, especialmente a com equipamentos Lego, e tendo a oportunidade de participar de torneios, de competições educacionais, isso gera um engajamento muito acima da média dos nossos estudantes”, defende. 

A TEORIA NA PRÁTICA – Profissionais da área de educação também poderão participar de oficinas do programa ACESSE (Arte Contemporânea e Educação em Sinergia no SESI). O programa se apropria da arte contemporânea para promover a inovação pedagógica e apoiar a implementação do STEAM nas escolas do SESI. Serão 4 oficinas durante o fim de semana do festival, com carga horária de 2h a 3h cada. 

REDES SOCIAIS - Acompanhe a cobertura completa do Festival aqui na Agência CNI de Notícias e nos perfis do Torneio no Instagram e Facebook. Todas as fotos serão publicadas no Flickr da CNI.

SAIBA MAIS - Acesse a página do Torneio de Robótica FIRST LEGO League 2018/2019 e saiba mais.

Relacionadas

Leia mais

Equipe de Novo Hamburgo (RS) vai mostrar que não está de brincadeira no Festival SESI de Robótica
Missões da NASA inspiram alunos de Recife no Festival SESI de Robótica
Estudantes gaúchos participam do Torneio SESI de Robótica First Tech Challenge

Comentários