Equipe de Novo Hamburgo (RS) vai mostrar que não está de brincadeira no Festival SESI de Robótica

O nome do grupo significa "apenas por diversão", mas a equipe Just 4 Fun, do Colégio Marista Pio XII, se classificou pela quarta vez e vai lutar por uma boa posição na etapa nacional da maior disputa de robótica do Brasil

Equipe Just 4 Fun criou robô capaz de executar missões no espaço

O Rio Grande do Sul será representado por 11 equipes, do ensino fundamental e médio, na etapa nacional do Torneio SESI de Robótica, uma das três competições do Festival SESI de Robótica que será realizado entre os dias 15 e 17 de março, no Rio de Janeiro.

A competição é uma parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a fabricante de brinquedos LEGO, e vale vagas para a etapa mundial do First LEGO League, um programa internacional que incentiva estudantes, de 9 a 16 anos, de vários países, a criarem soluções criativas por meio da robótica.

Entre as equipes gaúchas classificadas para o torneio, está a Just 4 Fun, do Colégio Marista Pio XII, de Novo Hamburgo. Os alunos criaram um robô, com peças de LEGO, capaz de realizar tarefas que podem facilitar a vida de astronautas em missões no espaço, pois o desafio do torneio, deste ano, é o desenvolvimento de alternativas para o bem-estar dos profissionais no espaço sideral. O robô dos estudantes pode, entre outras habilidades, simular tarefas como o realinhamento de satélites e lançamento de foguetes.  

“Uma outra missão importante que ele desenvolve é a missão de lançar uma nave no espaço. Onde ele tem de executar um movimento preciso e forte contra um pino específico para fazer que uma nave seja lançada, na arena”, explica o professor do Colégio Marista Pio XII, e um dos instrutores da equipe Just 4 Fun, Bruno Toso.

O desenvolvimento do robô começou em agosto de 2018 e, em outubro, a equipe conseguiu classificação para a etapa nacional. João Vitor Loeblein de Oliveira, 15 anos, é estudante do primeiro ano do ensino médio e integrante da equipe Just 4 Fun. Ele conta que, a equipe tem experiência nos torneios de robótica porque essa é a quarta classificação seguida para etapa nacional do torneio. A expectativa da turma é de conquista de prêmios.

“É um torneio muito importante para nós. É o quarto ano que a gente participa seguido na competição e é o quarto ano seguido que a gente vai para a etapa nacional. Então, a equipe está muito animada e a gente espera ter a chance de ganhar muitos prêmios lá”, espera o estudante do Colégio Marista Pio XII e integrante da equipe Just 4 Fun, João Vítor Loeblein de Oliveira.

TORNEIO - O torneio FIRST® LEGO® League é um programa internacional de exploração científica, que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, no ambiente escolar, e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. A cada ano o torneio estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos.

No início de 2018, a empresa LEGO, em parceria com o SESI, desafiou estudantes das escolas brasileiras com o tema “Into Orbit”, para o desenvolvimento de ideias voltadas para as pesquisas espaciais.

Desde 2013, o SESI promove o Torneio de Robótica no Brasil

Entre outubro e dezembro do ano passado, foram realizadas etapas regionais para selecionar as melhores propostas e trabalhos. Os alunos escolhidos vão participar da etapa nacional entre 15 e 17 de março. Os melhores colocados podem garantir uma vaga no torneio mundial em Houston, nos Estados Unidos. 

As equipes gaúcham que participarão do nacional no Rio de Janeiro são: Androids (Colégio Coração de Maria de Esteio), Galilegos (Colégio Santa Inês) de Porto Alegre, Ildobótica (EMEF Governador Ildo Meneghetti) de Porto Alegre, Just 4 Fun (Colégio Marista Pio XII) de Novo Hamburgo, Tecnoway (Rede de Ensino Caminho do Saber) de Caxias do Sul, 007Legow e Aventura Lego (Sesi) de Santa Cruz do Sul, Conectados e Liga da Diversão (Sesi) de Campo Bom, Guapobóticos Night (Sesi) de Guaporé, e Untitled (Sesi) de Gravataí. 

“Nós temos conseguido uma grande participação, com escolas públicas, com escolas particulares, além de equipes de garagem, o que faz com que a gente tenha trazido para esse movimento o entendimento que a tecnologia é a nossa maior ferramenta, para que a gente possa enfrentar os desafios do século XXI”, ressalta a gerente de Educação do SESI-RS, Sônia Bier.

Desde 2013, o SESI é o operador oficial da Torneio SESI de Robótica First LEGO League, no Brasil. Nesse período, foram quase 17 mil competidores de mais de 1,7 mil escolas públicas e particulares. Atualmente, todas as escolas do SESI de ensino fundamental e médio, de todo o Brasil, contam com o programa no currículo, independentemente da participação no torneio.

Relacionadas

Leia mais

O que seu filho vai fazer depois da aula? Escolas do SESI abrem Clube de Robótica
Equipes de Goiânia estão entre os finalistas da etapa nacional do Torneio SESI de Robótica
Rio de Janeiro vai receber o maior Festival de Robótica do Brasil

Comentários