Ex-alunos do SENAI são referências nas áreas empresarial, automobilística e moda

Profissionais referências em sua área de atuação destacam que o SENAI fez a diferença em suas vidas

Presidente do Conselho de Administração da WEG, Décio da Silva ingressou no SENAI aos 12 anos

O que o astronauta Marcos Pontes tem em comum com o presidente do Conselho de Administração da WEG, Décio da Silva? Além de serem referências nacionais nas carreiras escolhidas, ambos estudaram no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e têm orgulho de destacar essa experiência em suas trajetórias.

Assim como eles, outros profissionais referências em sua área de atuação destacam que o SENAI fez a diferença em suas vidas. Confira alguns deles:

Décio da Silva , presidente do Conselho de Administração da WEG
Filho de um dos donos da WEG – empresa brasileira que hoje é uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo –, Décio da Silva cursou, aos 12 anos, a primeira turma do Centro de Treinamento da WEG, criado em parceria com o SENAI na década de 1970. Ele começou a carreira como assistente de controle de qualidade, galgando posteriormente diversos cargos na empresa até que, em 1989, substituiu seu pai, Eggon João da Silva, como presidente executivo do grupo. Durante os 18 anos à frente da empresa, intensificou o processo de internacionalização. Desde 2008, ocupa a presidência do Conselho de Administração do Grupo WEG.

ASSISTA: Décio da Silva diz que SENAI estimula empreendedorismo

Nelson Roberto Hübner, fundador do Grupo Hübner
O empresário Nelson Roberto Hübner foi aluno do SENAI no curso de Mecânica Geral e Ferramentaria e trabalhou em várias empresas do setor metalmecânico, na década de 1970. Tornou-se empresário em 1980, quando fundou a Mecânica Hübner Ltda, em Curitiba. Hoje o Grupo Hübner possui fábricas em Araucária (PR), Ponta Grossa (PR) e Blumenau (SC) e é um importante fornecedor da indústria automotiva. Emprega 750 pessoas e exporta para mais de 30 países, em cinco continentes.

Primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes cursou Elétrica no SENAI

Marcos Pontes , astronauta
Primeiro astronauta brasileiro a participar de uma missão espacial, Marcos Pontes iniciou sua formação profissional em um curso de eletricista no SENAI, em Bauru (SP), sua cidade natal. Em 1998, foi selecionado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) para participar do treinamento para astronauta na Nasa, a agência espacial americana, realizado em  Houston. Em 2006, foi ao espaço na primeira missão tripulada brasileira, na nave russa Soyuz TMA-8.

Leia todas as notícias da Olimpíada do Conhecimento 2016. Clique aqui

Rosinei Campos “Meinha”, diretor-executivo da Equipe Eurofarma RC, da Stockcar
Um dos maiores e mais respeitados preparadores de equipes automobilísticas, Rosinei Campos, o “Meinha”, formou-se em Mecânica Automotiva na unidade do Boqueirão, em Curitiba, em 1976, e começou a trabalhar em oficina especializada em retífica, onde teve as primeiras experiências com preparação de motores. Quando a Stock Car desembarcou no Brasil, em 1979, Meinha já estava no padock, preparando o carro do piloto Raul Boesel. Desde então, se tornou um dos mecânicos e chefes de equipe mais respeitados da modalidade, com quatro campeonatos de equipe no currículo.

Andrea Marques, estilista
A estilista Andrea Marques, hoje dona de marca que leva seu nome, fez curso de Estilismo no Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Cetiqt) do SENAI, no Rio de Janeiro, em 1991. Pouco antes de se formar fez uma especialização em Desenho de Estamparia no conceituado Fashion Institute of Technology (FIT) de Nova York. Antes do lançamento da marca própria, a estilista trabalhou por 15 anos para a empresa de moda Maria Bonita, onde foi diretora criativa.

Relacionadas

Leia mais

Conheça as principais propostas para ampliar comércio e investimento na África
Indústria precisa qualificar 13 milhões de trabalhadores até 2020
Profissionais do futuro terão que dominar tecnologia e ser empreendedores

Comentários