Equipes do SESI do Rio Grande do Sul são premiadas em festival de robótica

Os times Bahtech e TchêStorm foram destaque na Arena, Design e Inovação na competição nacional que foi realizada no Rio de Janeiro
A equipe Bahtech também ganhou o prêmio de Design do Robô

As duas equipes do Serviço Social da Indústria (SESI), do Rio Grande do Sul, das escolas de Ensino Médio de Sapucaia do Sul (TchêStorm) e de Gravataí (BahTech), foram premiadas no Festival SESI de Robótica, que envolveu as categorias FIRST LEGO League e FIRST Tech Challenge, realizado no último final de semana, no Rio de Janeiro. Eles participaram do Torneio SESI FIRST Tech Challenge, que tem como competidores jovens de até 18 anos que estejam cursando o Ensino Médio.

Os gaúchos foram os vencedores na arena com a Aliança Campeã. Além disso, o BahTech, da escola de Gravataí, venceu no Design do Robô e o TchêStorm, de Sapucaia do Sul, ficou em primeiro lugar em Inovação.

As 16 equipes que participaram da competição tiveram que fazer com que um robô cumprisse determinadas missões, levando em consideração conhecimentos em elétrica, mecânica, design e engenharia, inclusive com a prototipagem e produção de peças de acordo com as necessidades do robô. Também foram avaliados pelo trabalho em equipe, o Caderno de Engenharia, que detalha todas as ações do grupo (com erros, tentativas e acertos), e ações junto à comunidade, buscando o incentivo da Ciência e Tecnologia.

O FIRST Tech Challenge está a serviço do desenvolvimento de competências básicas para o novo mundo do trabalho, já que resolve problemas complexos por meio da tecnologia. “A nova escola precisa vencer o desafio de consolidar as competências de ler, escrever e resolver problemas com qualidade, associado ao compromisso de formar para o mundo do trabalho que está cada vez mais complexo e tecnológico. Neste sentido, o FTC é um facilitador da aprendizagem, pois conversa com culturas juvenis e com o raciocínio de competências que atingem às necessidades atuais. Além disso, mobiliza outras qualidades sócio-emocionais que também são necessárias para o desenvolvimento desta nova sociedade”, explica a gerente de Educação do SESI / RS, Sônia Bier. 

TORNEIO SESI DE ROBÓTICA FIRST LEGO LEAGUE - A equipe Liga da Diversão do SESI de Campo Bom ficou em segundo lugar na categoria Solução Inovadora do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League. A competição teve 83 equipes de todo o Brasil, que conquistaram suas vagas em etapas regionais nos estados. O tema da temporada, Into Orbit (Em órbita), desafiou os estudantes, de 9 a 16 anos, a pesquisar sobre as questões relacionadas a viver e viajar no espaço.

O torneio faz parte de um programa internacional de exploração científica, que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. A cada ano o torneio estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos. Desde 2013, o SESI é o operador oficial no Brasil do Torneio de Robótica FIRST LEGO Lego League.

SAIBA MAIS - Conheça os outros vencedores do Festival SESI de Robótica e veja mais detalhes nos perfis do Torneio no Instagram e Facebook. Todas as fotos estão no Flickr da CNI.

Relacionadas

Leia mais

Veja quem são os campeões do Festival SESI de Robótica 2019
Estudantes das equipes do Torneio SESI F1 nas Escolas promovem ações sociais em comunidades carentes
Com protótipo de luva espacial, alunos de Aracaju propõem alternativa para melhorar circulação do sangue

Comentários