Equipe do SESI e SENAI ganha prêmio internacional por plataforma que promove a inclusão de crianças com deficiência auditiva

O Teaching Hand é uma plataforma educacional voltada para o ensino da língua portuguesa a crianças com deficiência auditiva. A proposta de inclusão superou outros 62 trabalhos inscritos do Brasil e do mundo

Equipe campeã com a diretora da Escola Ebep Maceió, professora Jane Ramos (esquerda)

O protótipo de aplicativo intituladoTeaching Hand , desenvolvido pela equipe da Escola Ebep do SESI e SENAI Carlos Guido Ferrario Lobo, em Maceió, conquistou o primeiro lugar no concurso internacional Apps.edu, realizado em outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na capital alagoana. 

O Teaching Hand é uma plataforma educacional voltada para o ensino da língua portuguesa a crianças com deficiência auditiva, promovendo sua inclusão nas escolas de ensino fundamental. A professora da disciplina Helena Acioli explica como funciona o protótipo. Ouça clicando aqui.

A proposta de inclusão, desenvolvida por alunos e instrutores, superou outros 62 trabalhos inscritos de todo o Brasil e também de países da América Latina e Europa, como Colômbia, México e Portugal. A equipe alagoana vencedora do desafio internacional é formada pelos alunos do curso de informática Maximilly Gonçalves e Bruna Braga, além dos egressos Paulo Santos, Danilo Lima e Rodrigo Rodrigues (os três são deficientes auditivos). O grupo conta, ainda, com a participação dos instrutores Kennedy Araújo e Sérgio Accioly, a professora de língua portuguesa Helena Acioli e o intérprete de Libras Aureliano Junior.

Segundo a professora Helena Acioli a ideia inicial foi do aluno Paulo Victor, juntamente com outros dois alunos surdos, Danilo Lima e Rodrigo Rodrigues, devido à dificuldade que eles mesmos possuíam, tanto na escrita quanto na leitura, no aprendizado da língua portuguesa no ensino fundamental. Para o instrutor Sérgio Accioly, o segredo da conquista do prêmio foi a maneira como a equipe encarou o evento. “Eles não foram pensando em uma competição, pois já quebraram um grande paradigma que é fazer com que os surdos se envolvam nesse ambiente, estavam se divertindo", diz. 

OUTRAS COMPETIÇÕES - Essa não foi a primeira conquista da plataforma, criada em 2014. Em outubro do ano passado, a ideia foi a primeira colocada da Startup Weekend Education Maceió, tornando-se a primeira equipe composta por deficientes auditivos a participar de um evento como esse. Em junho de 2015, o Teaching Hand concorreu ao Inova SENAI, e conquistou o terceiro lugar. Logo em seguida, em outubro, o Teaching Hand ficou em terceiro lugar no Demoday Alagoas (maior evento de startup do estado). 

Relacionadas

Leia mais

Curitiba vai sediar o maior torneio de robótica do Brasil
Cursos técnicos ou de qualificação? SENAI tem milhares de vagas abertas em todas as regiões do país
SENAI usa aplicativo com tecnologia de holografia para melhorar aprendizado

Comentários