Com data marcada para os dias 24 e 25 de julho, a 9ª Jornada Pedagógica Nacional de Educação Profissional e Superior traz, mais uma vez, a oportunidade de valorizar o papel dos educadores no enfrentamento dos desafios da educação inclusiva. A nova edição do concurso chega com uma proposta potente: transformar experiências reais vividas pelos docentes em narrativas visuais que expressem a aplicação prática do Plano Educacional Individualizado (PEI).
🎯 Tema e contexto
O tema escolhido para essa edição foi “O papel docente para equidade e inclusão no contexto de sala de aula: estratégias voltadas às/aos estudantes com deficiência.”
O SENAI, como parte de sua diretriz institucional, prioriza a educação inclusiva como eixo fundamental da Educação Profissional, promovendo equidade e respeito à diversidade. No entanto, tornar a prática docente verdadeiramente inclusiva continua sendo um desafio importante no cotidiano escolar.
🧩 Situação-problema e desafio
Docente, sua atuação é a base da educação inclusiva no SENAI. Por isso, esta edição do concurso é um convite a revisitar suas memórias pedagógicas dos anos de 2024 e 2025 e compartilhar um caso marcante que represente sua vivência com a inclusão de estudantes com deficiência.
Sua missão:
Identificar uma situação significativa em que a inclusão de um(a) estudante com deficiência exigiu a elaboração e aplicação estratégica do Plano Educacional Individualizado (PEI). Mais do que um simples registro, essa experiência deve ser contada como uma jornada, com começo, meio e legado — tanto para o estudante quanto para você, docente.
🛠️ Seu plano de ação
Para construir sua narrativa, siga o passo a passo:
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Recupere as evidências:
Reúna os documentos fundamentais do PEI desse(a) estudante: entrevista inicial, plano pedagógico e registros do acompanhamento das capacidades desenvolvidas.
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Construa a narrativa conectando os pontos:
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Como as informações da entrevista inicial e as considerações do PEI se traduziram em ações em sala de aula?
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Quais estratégias e adaptações específicas do PEI foram essenciais para o desenvolvimento das capacidades do(a) estudante (com evidências)?
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Você utilizou alguma tecnologia para apoiar esse processo pedagógico?
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Qual foi o legado dessa experiência para o(a) estudante e para você?
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O objetivo final:
Essa não é apenas uma história — é uma análise crítica e aplicada do processo de inclusão via PEI. O objetivo é inspirar colegas e fortalecer as boas práticas educacionais na rede SENAI.
Um tema que importa — e transforma
Ao propor o tema “O papel docente para equidade e inclusão no contexto de sala de aula: estratégias voltadas às/aos estudantes com deficiência”, o concurso reforça a importância de práticas pedagógicas que realmente acolhem as singularidades de cada estudante. A educação inclusiva é um dos pilares da Rede SENAI, e reconhecer essas experiências é também fortalecer o compromisso com um modelo educacional mais justo, diverso e acessível.
Além de dar visibilidade às histórias que fazem a diferença, os(as) participantes também concorrem a uma premiação — que será divulgada em breve.
Sua história em quadrinhos
O produto final será uma História em Quadrinhos digital. A HQ deve ser elaborada com uso de ferramentas tecnológicas.
Os participantes têm passe livre para usar as plataformas digitais disponíveis. Será disponibilizado um guia passo a passo para quem optar pelo uso do Canva, mas o uso de outras ferramentas também é bem-vindo.
Use a tecnologia a seu favor — é a criatividade que vai garantir o resultado!
O que não pode faltar na sua HQ
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A chegada do(a) estudante com deficiência.
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O processo de elaboração e aplicação do PEI, com base em documentos reais.
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A forma como o PEI guiou sua prática docente e impactou o desenvolvimento do(a) estudante.
Lembre-se: sua HQ deve ter, no máximo, 4 páginas, e cada uma delas precisa contar, com clareza e consistência, a transformação vivida em sala de aula.
Critérios de pontuação
Narrar pontos fundamentais da entrevista inicial que contribuíram para a compreensão das singularidades desse/a estudante, bem como para elaboração e aplicação do PEI em ações concretas em sala de aula.
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30 pontos |
Narrar adaptações e estratégias descritas no PEI, cruciais para o desenvolvimento das capacidades do(a) aluno(a) (evidenciado no Acompanhamento). Destacar se houve o uso de alguma tecnologia assistiva para auxiliá-lo/a no trabalho pedagógico com esse/a estudante?
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20 pontos |
Narrar o legado dessa experiência para o(a) estudante e para você.
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20 pontos |
Criatividade na produção da HQ.
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30 pontos |
Valor total: 100 pontos.
🚨 Inscrições abertas!
Fique atento: o evento acontece nos dias 24 e 25 de julho, e o link para inscrição no concurso e para participação na 9ª Jornada Pedagógica já está disponível!
Tem uma história pra contar? Clique aqui e inscreva-se!
Agora é com você!
Se você viveu uma experiência marcante com inclusão, essa é a hora de transformá-la em narrativa e inspirar colegas de todo o Brasil. Mostre como sua prática fez a diferença, e como a criatividade pode ser uma ponte para a equidade.
E não se esqueça: continue acompanhando o canal do Geração SESI SENAI no WhatsApp para ficar por dentro de todas as novidades sobre a programação da 9ª Jornada Pedagógica.
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O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para conectar alunos, professores e toda a comunidade da educação. Acesse nossos conteúdos na Agência de Notícias da Indústria, no canal do WhatsApp “Geração SESI SENAI” e se inscreva na nossa Newsletter. Tire suas dúvidas e compartilhe os projetos da sua unidade através do nosso SAC. #AquiTemGeração