Equipe de Roraima é a campeã da etapa Norte do Torneio SESI de Robótica

O time é formado por estudantes do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Boa Vista. A disputa teve a participação de 27 equipes de todos os estados da região Norte

A equipe vencedora apresentou a melhor avaliação em todos os quesitos da competição

A equipe I, Robot, do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), da Prefeitura Municipal de Boa Vista,venceu o Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League  – Etapa Regional Norte. A disputa aconteceu no SESI Clube do Trabalhador com 27 equipes de todos os estados do Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins).  

A equipe vencedora apresentou a melhor avaliação em todos os quesitos da competição: Desafio/ Design do Robô, no Projeto de Pesquisa e na categoria Core Values (valores fundamentais), levando o “Champion’s Award” (prêmio da campeã). O 2º e 3º lugar ficaram, respectivamente, com as equipes Elev3r da Escola SESI Centro Educacional Isolina Ruttmann, de Vilhena (RO) e a Mechatronic Amazon, da Escola Municipal Antonina Borges de Sá, de Manaus.

Na última temporada da etapa regional Norte, a equipe I, Robot, formada por 10 alunos, conquistou um dos prêmios especiais da competição, nomeado Contra todas as adversidades”. A Temporada Into Orbit (Em Órbita) 2018/2019, do Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League (FLL), etapa regional, teve início na sexta-feira (30) e encerramento no sábado (1º).

A competição, realziada em Manaus, teve a participação de 300 jovens de 9 a 16 anos. O desafio da temporada - Into Orbit - explora a temática espacial, envolvendo satélites, comunicação, sobrevivência e aspectos psicológicos em que os astronautas estão sujeitos em uma viagem espacial. Como uma solução inovadora para esse problema, a equipe I, Robot apresentou projeto que visa à interação, por meio de realidade virtual, do astronauta com sua família e amigos na terra.

“Os alunos pesquisaram e descobriram que uma das maiores dificuldades do astronauta ao ficar no espaço, e que pode causar diversos distúrbios psicológicos, é a ausência de comunicação com os amigos e família. Então a equipe conseguiu criar uma espécie de interação com realidade virtual”, explicou o técnico da equipe, Adriel Gomes. 

No decorrer da competição, Gomes relembra que sempre motivava a equipe para desenvolver da melhor maneira possível os desafios, mas sem preocupação com o resultado. “Eu busquei sempre mostrar para eles que a competição vai muito além do prêmio. A motivação e o aprendizado são fundamentais e foi o que nos trouxe até aqui”, destacou.

Para o juiz chefe geral da etapa norte do torneio, Hélio Santos, as equipes do Norte vem evoluindo significativamente com os robôs ao longo dos anos e isso se torna aparente na competição, sempre muito equilibrada com várias equipes propensas a passar para a etapa nacional. “Gosto muito de frisar que não é uma parte somente técnica que os juízes levam em consideração na hora de pontuar, a equipe I, Robot, por exemplo, durante todo o evento demonstrou aplicar os valores da FLL e isso resultou em um trabalho muito bom e equilibrado nas três áreas”, disse Santos.

A superintendente do SESI Amazonas, Rosana Vasconcelos, parabenizou as equipes participantes, e também citou o trabalho e o acompanhamento dos pais e professores ao longo de todo o processo para o torneio. “Saibam que o país está mudando por vocês e pelos educadores que os acompanham, todos são campeões”, disse.

Além dos três colocados, as equipes das Escolas SESI da capital, Black and White, da Escola SESI Dr. Adalberto Ferreira do Valle, e Team Prodixy, da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa, foram classificadas para a etapa nacional, que será realizada nos dias 15 e 17 de março de 2019 no Pier Mauá, no Rio de Janeiro.

TORNEIOS REGIONAIS DE ROBÓTICA - Veja o calendário completo da etapa regional do Torneio SESI de Robótica.

SAIBA MAIS – Acompanhe a cobertura completa do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO na Agência CNI de Notícias e no perfil do Torneio de Robótica no Facebook e Instagram.

Relacionadas

Leia mais

INFOGRÁFICO: Viaje no espaço com o Torneio SESI de Robótica
Alunos de robótica estão no caminho para se tornarem profissionais da Indústria 4.0
Alunos do SESI são campeões do principal torneio de robótica do mundo

Comentários