Em busca do ouro e de uma mistura de culturas e pessoas

Lucas vai competir pelo Brasil na modalidade Redes de Cabeamento no mundial de profissões técnicas, na Rússia

“O curso técnico ajudou a me pôr no eixo, a me colocar em um caminho que condiz com que eu quero realmente fazer”, conta Lucas Constancio Lenzi, 20 anos, enquanto treina para participar do maior torneio de profissões técnicas do mundo, a WorldSkills.

A competição acontece em agosto na Rússia, onde ele espera conquistar uma medalha de ouro e encontrar uma mistura de culturas e pessoas na cidade de Kazan, a capital do Tartaristão, a 800 quilômetros de Moscou.

“Quero é ir e fazer um bom trabalho. A experiência de viagem também vai ser algo surreal. A expectativa de todo mundo é ir à competição e ganhar pelo menos o ouro, no mínimo”, aposta.

O jovem que treinou bastante enxerga resultados positivos na vida profissional e pessoal

O paranaense entrou no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Até ingressar no curso de técnico em manutenção e suporte de computadores do SENAI, pensava trabalhar com design gráfico, mas  conhecer a WorldSkills mudou seus planos. “Me achei na área de redes [de cabeamento], um campo de trabalho que só evolui”, diz. Quem atua nessa área deve ser capaz de planejar, implantar e gerir uma rede de computadores, cada vez mais comuns na indústria, no setor de serviços.

Em 2018, Lucas participou da WorldSkills Américas, no Chile. Para isso, teve que trabalhar muito, treinar duro. As conquistas vieram tanto nas habilidades profissionais quanto na vida pessoal. “Evoluí muito, hoje sou mais seguro, mais autossuficiente e maduro”, relata.

Relacionadas

Leia mais

Educação profissional é investimento no futuro
Prepare-se para o mercado de trabalho. Vagas abertas para cursos no SENAI em 19 estados
Russos participam de treinamento no SENAI do Rio Grande do Sul

Comentários