Russos participam de treinamento no SENAI do Rio Grande do Sul

SENAI Artes Gráficas preparou os quatro últimos campeões nacionais e os dois últimos vencedores dos mundiais na modalidade Tecnologia de Mídia Impressa
Andressa, que esta na frente, é a representante do Brasil na WorldSkills. Ekaterina, que também participou do simulado, está atrás com a intérprete

Dois competidores russos, Fedor Shadrin e Ekaterina Sbrodova, participaram de um simulado em Tecnologia de Mídia Impressa com a aluna do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Andressa Baptista, representante brasileira nesta ocupação na WorldSkills Kazan 2019. A simulação foi realizada esta semana no SENAI Artes Gráficas, em Porto Alegre, onde os dois alunos estão em treinamento especial por quatro semanas.  “Como a competição será na Rússia, eles buscam uma formação especial em cada uma das ocupações”, explica o instrutor paulista Otávio Capana. 

O SENAI do Rio Grande do Sul tem os quatro últimos campeões nacionais e os dois últimos mundiais, Victor Bernardo e Murilo Antunes da Silva. Além dos alunos, os treinadores Sergei Kudriashov, Aksenova Anzhelika e Andry Slobodhikov participam da capacitação. Até o final de maio, será escolhido qual dos competidores vai representar a Rússia no torneio internacional. 

Andressa, 19 anos, está envolvida com o treinamento na ocupação desde maio de 2017, quando quis participar do estadual. Venceu a etapa do estado e passou a se capacitar para a Seletiva Nacional, que ganhou no ano passado. Desde outubro de 2018, ela treina das 8h às 18h diariamente. “É dedicação total”, comentou ela, destacando que pensou na oportunidade única. “Estou adquirindo conhecimento e disciplina. Coisas que vou levar para minha vida”, ressalta ela, que tem a expectativa de trazer o terceiro ouro consecutivo para o Brasil na ocupação. 

As trocas de conhecimento entre países participantes faz parte da rotina do treinamento para o WorldSkills. Somente para esta edição, os alunos do SENAI Cristiano de Castro Nunes e Emerson Luis Lemes Moraes tiveram treinamento com um expert do Japão em Robótica Móvel, e o aluno de Instalações Elétricas Prediais, Carlos Brys, esteve na Rússia, onde participou e venceu um simulado com outros quatro países. 

A COMPETIÇÃO - A WorldSkills Kazan 2019 será realizada de 22 a 27 de agosto, na Rússia. Organizado pela WorldSkills International, entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne, de dois em dois anos, competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. A expectativa brasileira para este ano é estar entre os melhores times do mundo e, se possível, repetir o feito obtido em São Paulo, em 2015, quando a equipe foi a campeã. Na edição de Kazan, 70 países e 1,5 mil competidores participarão. 

Relacionadas

Leia mais

Com diploma do SENAI, haitianos esperam inserção no mercado de trabalho
Está na hora de construir o seu futuro. Faça um curso no SENAI!
Instituto SENAI de Inovação tem infraestrutura para projetos de geração de energia

Comentários