Estagiários com contratos administrados pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e bolsistas do Programa Inova Talentos já podem se inscrever no curso de fundamentos da nuvem do Google Cloud. O link para as inscrições, que vão até dia 19 de outubro, será enviado por e-mail. Interessados que não receberem devem entrar em contato com o IEL do seu estado.
O Google Cloud Computing Foundations é a oportunidade para estudantes e profissionais já inseridos no mercado de trabalho aprenderem os principais conceitos da nuvem. Para abrir o curso, haverá uma live no dia 24 de outubro às 18h. A formação, que é on-line com duração de 40 horas, é dividida em quatro módulos: infraestrutura, redes, dados e Inteligência Artificial.
Aos alunos que resolvem os desafios propostos de cada módulo, o Google entrega selos de habilidade, que demonstram as competências naquela área - os chamados skill badges. No final do curso, os concluintes recebem certificado do curso.
Além dos vídeos e de material teórico desenvolvido e apresentado pela equipe do Google, os participantes terão acesso a 28 laboratórios práticos com recursos do Google Cloud Platform. Poderão ainda assistir a formações on-line e ao vivo com engenheiros da empresa e participar de uma sessão especial de mentoria.
Como pré-requisito para participar, o estagiário ou bolsista deve ter conhecimento básico de lógica de programação, saber navegar por linhas de comandos de Linux e compreender como os computadores se comunicam (por exemplo, protocolos de rede).
Serviços de nuvem aumentam a produtividade e reduzem custos nas empresas
O Google Cloud é a divisão de computação em nuvem do Google. Cada vez mais empresas procuram serviços de cloud, que possibilitam o armazenamento e a análise de dados com agilidade e segurança, contribuindo para a tomada de decisão, redução de custos e eficiência de processos. Ter conhecimento na área é, portanto, um diferencial no currículo.
Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o mercado interno de nuvem movimentou R$ 37,2 bilhões no Brasil em 2022, um crescimento de 58,6% em relação ao ano anterior. Entre as diferentes tecnologias e serviços da transformação digital – como robótica, segurança da informação, inteligência artificial, redes sociais, big data – a nuvem deve ter o maior crescimento anual até 2026 (28% ao ano), totalizando R$ 308,3 bilhões de investimentos no período 2023-2026.