Dupla do Rio de Grande do Sul vence seletiva da WorldSkills na ocupação de Robótica Móvel

Cristiano Nunes e Emerson Moraes treinarão a partir de janeiro com a equipe do SENAI que vai representar o Brasil no mundial de profissões técnicas, em agosto de 2019, na Rússia

Duplas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo no pódio, durante premiação da seletiva

Os competidores Cristiano de Castro Nunes e Emerson Luís Lemes Moraes foram os grandes vencedores da seletiva da ocupação de Robótica Móvel para a WorldSkills, o mundial de profissões técnicas, que ocorrerá em agosto de 2019, em Kazan, na Rússia.

A dupla, que representa o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Rio Grande do Sul, conquistou a medalha de ouro após cinco dias de competições, durante a Olimpíada do Conhecimento, em Brasília. Cristiano e Emerson concorreram contra outras quatro equipes.

A medalha de prata ficou com a dupla de Santa Catarina e, a de bronze, com a equipe de São Paulo. Também participaram da disputa estudantes do SENAI de Mato Grosso e Paraná.

Os jovens do Rio Grande do Sul iniciarão, em janeiro de 2019, em Brasília, os treinamentos para a WorldSkills junto à equipe brasileira liderada pelo SENAI. Caso atinjam as notas de corte e tenham bom desempenho nos treinamentos, Cristiano e Emerson integrarão a comitiva que representará o Brasil em Kazan.

Cristiano e Emerson durante as provas

COMEMORAÇÃO – Emerson Moraes relatou que a dupla enfrentou dias difíceis na arena de competições para vencer a seletiva. “Depois de tanta dificuldade, conseguir chegar onde a gente chegou é muito bom. Foi bem difícil, tivemos muitos problemas durante a competição. Mas no fim deu certo, a diferença em relação à equipe de Santa Catarina foi bem pequena. É muito emocionante sair vencedor”, destacou.

Cristiano Nunes não conseguiu esconder a emoção no momento em que a equipe vencedora foi anunciada. “Treinamos por muito tempo, as coisas pareciam que não iam dar muito certo, mas no fim tudo se encaminhou. A gente chegou à competição, fez o nosso trabalho e está aí o resultado”, detalhou. “É muito gratificante num evento desse tamanho conseguir levar a medalha de ouro. É um sonho. Estamos prontos para treinar forte no ano que vem com a equipe brasileira para competir em alto nível na Rússia”, completou Nunes.
 

Colocação

Competidor

Delegação

Premiação

1

CRISTIANO DE CASTRO NUNES / EMERSON LUIS LEMES MORAES

RS

OURO

2

RAFAEL GLATZ / RÓGER ALEXANDER MORESCO

SC

PRATA

3

GABRIEL CORREIA DOS SANTOS / LUCAS ROCHA GOMES

SP

BRONZE

COMPETIÇÃO – No primeiro dia da competição, as duplas tiveram como missão construir um robô móvel para simular a movimentação de contêineres em portos. Nos outros quatro dias da seletiva, os alunos desenvolveram soluções para os módulos das provas e fizeram adaptações nos robôs, tendo sempre como base as informações previstas no briefing das provas.

De acordo com o delegado técnico assistente do Brasil para a WorldSkills, Jeferson Mateucci, a realização de uma seletiva qualificada é fundamental para que o SENAI leve os melhores competidores para a WorldSkills. “A competição foi bem acirrada. A diferença foi muito pequena entre as equipes. Com certeza, a equipe do Rio Grande do Sul vai representar bem o Brasil na competição internacional”, frisou.

No primeiro dia da competição, as duplas tiveram como missão construir um robô móvel para simular a movimentação de contêineres em portos

WORLDSKILLS – É a maior competição de educação profissional do mundo, realizada em um país diferente a cada dois anos. Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. Na última edição da WorldSkills, em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o Brasil ficou em 2º lugar geral. Foram 7 medalhas de ouro, 5 de prata e 3 de bronze, além de 26 certificados de excelência conquistados. A competição reuniu mais de 1.200 jovens, 68 países e 52 ocupações do setor industrial e de serviços.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Veja como foram algumas das provas das seletivas WorldSkills 2019
13 vídeos pra você saber tudo que aconteceu na WorldSkills 2017
Olimpíada do Conhecimento é palco de seletiva de robótica para a WorldSkills 2019, em Kazan

Comentários