Cupins no espaço sideral? É isso mesmo! Eles podem ajudar pesquisas, segundo estudantes de Recife

Para alunos da rede pública de Pernambuco, os insetos são capazes de ajudar na produção de combustível de forma ecológica e econômica

Astronautas que fazem viagens espaciais podem precisar da ajuda de cupins para as pesquisas sobre outros planetas e o universo. É isso mesmo que você leu: cupins. Alunos da Escola Técnica Estadual Porto Digital, em Recife, desenvolveram um projeto para que esses insetos produzissem hidrogênio em jornadas espaciais. 

A ideia surgiu porque os estudantes que formam a equipe Lego Bulls FLL descobriram que essa era uma forma de se produzir combustível de forma autônoma, ecológica e econômica. Foi com esse projeto que eles foram classificados à etapa nacional do Torneio SESI de Robótica, organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) em parceria com a fabricante de brinquedos LEGO

O técnico da equipe, professor Leandro Dantas, explicou que a ideia inicial era criar um projeto que beneficiasse a saúde dos astronautas, mas com as pesquisas, os próprios alunos decidiram seguir outro caminho, e deu certo. 

“Eles mesmo que organizam. Deixo bem claro que sou apenas um orientador e observador, no caso. A gente dá o comando, orienta os alunos, no sentido de seguir qual caminho. Mas todo o caminho quem percorre são eles”, conta o professor, realizado.

O aluno Matheus Souza, 16 anos, está participando pela primeira vez. Já no ensino médio, ele é um dos que olha para a área da robótica e pensa nela como uma profissão no futuro. “A FLL melhorou tanto minha vida fora da escola quanto dentro. Me tornei um aluno mais esforçado e dedicado, e comecei a compreender mais as matérias de exatas e também biologia”, afirma o garoto. 

O TORNEIO - Nesta temporada, o SESI desafiou estudantes das escolas brasileiras com o tema "Em órbita". A ideia era que cada equipe inscrita no torneio de robótica pudesse desenvolver alternativas que ajudassem no bem-estar de astronautas e em pesquisas espaciais. De outubro a dezembro do ano passado, foram realizadas etapas regionais para selecionar as melhores propostas e trabalhos. Os alunos escolhidos participam da etapa nacional a partir desta sexta-feira (15) até domingo (17). Os melhores colocados podem garantir uma vaga no torneio mundial em Houston, nos Estados Unidos.

A TEORIA NA PRÁTICA – Profissionais da área de educação também poderão participar de oficinas do programa ACESSE (Arte Contemporânea e Educação em Sinergia no SESI). O programa se apropria da arte contemporânea para promover a inovação pedagógica e apoiar a implementação do STEAM nas escolas do SESI. Serão 4 oficinas durante o fim de semana do festival, com carga horária de 2h a 3h cada. 

REDES SOCIAIS - Acompanhe a cobertura completa do Festival aqui na Agência CNI de Notícias e nos perfis do Torneio no Instagram e Facebook. Todas as fotos serão publicadas no Flickr da CNI.

Relacionadas

Leia mais

De pioneira no Torneio de Robótica ao Vale do Silício. Conheça a trajetória da baiana Yasmin Thasla
Equipe de Novo Hamburgo (RS) vai mostrar que não está de brincadeira no Festival SESI de Robótica
Equipes do Mato Grosso do Sul se preparam para o maior Festival de Robótica do Brasil

Comentários