O ano começou cheio de oportunidades para quem quer se profissionalizar ou aperfeiçoar seus conhecimentos. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) da Bahia e de Rondônia estão com ótimas oportunidades de estudo, muitas delas gratuitas. Mas corre, porque as inscrições são só até essa semana!
Bolsas de estudo e cursos técnicos na Bahia
Terminam hoje (9) as inscrições para concorrer a bolsas de estudo em cursos técnicos do primeiro semestre deste ano no SENAI da Bahia.
São 610 bolsas em cursos presenciais e semipresenciais em diversas cidades do estado, como Ilhéus, Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana e outras.
Para se candidatar é necessário ser de baixa renda e ter feito o ENEM entre 2016 e 2021, com pontuação de pelo menos 500 pontos.
Além dessas oportunidades, o SENAI do estado também está com 6.520 vagas em 19 cursos técnicos, como Administração, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletromecânica e outros.
As inscrições, tanto para as bolsas quanto para os cursos técnicos, devem ser feitas pelo site do SENAI Bahia ou presencialmente, nas centrais de atendimento ao candidato.
O resultado da seleção para as bolsas de estudo sai no dia 12 de janeiro.
Cursos gratuitos em Rondônia
Em Rondônia, o SENAI está com matrículas abertas para vários cursos técnicos e de qualificação gratuitos que atendem as demandas da indústria local, como Eletricista de Automóveis, Padeiro e Confeiteiro, Eletricista Industrial, Mecânico de Usinagem e os técnicos em Segurança do Trabalho, Mecatrônica, Eletromecânica e outros.
São quase 2 mil vagas ao todo, nas modalidades presencial e a distância. Os presenciais são nas unidades de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.
Para conferir todas as informações é só acessar os editais de Aprendizagem Industrial Básica e Aprendizagem Industrial Técnica ou ligar no 0800 647-3551. Os interessados têm até esta sexta-feira (13) para se inscrever.
O diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago enfatiza que estas vagas são oportunidades que os jovens precisam aproveitar para se qualificar profissionalmente e conquistar seu lugar no mercado de trabalho.
“Para quem busca oportunidade de emprego ou de se qualificar ainda mais, cada diferencial no currículo conta, e sem dúvida, um curso do SENAI faz toda diferença”, disse.
Para os cursos de qualificação, podem se inscrever alunos a partir de 14 anos e que estejam cursando, no mínimo, o 9º do Ensino Fundamental. Esses cursos têm uma carga horária de seis meses. Já para os técnicos, é necessário estar no 2º ano do Ensino Médio, e eles tem duração de até um ano e meio.
Mas, atenção! Para garantir a vaga não basta apenas fazer a inscrição. É necessário conferir se seu nome está entre os classificados e seguir com o procedimento de matrícula para o curso desejado.