Ensino inclusivo no SENAI abre portas para o mercado de trabalho

As federações das indústrias promoveram atividades culturais e educacionais, além de projetos voltados para a sociedade

ANO NOVO e a indústria não para! 2023 chegou com tudo e, nesta semana, a indústria tem destaque para ações voltadas ao público infantil, tecnologia e inovação, atendimentos para a comunidade e cursos para qualificação profissional.

O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz, toda sexta-feira, o que foi destaque da indústria nos estados! Vem com a gente!

Ensino inclusivo: SENAI-MA atendeu mais de 600 alunos com deficiência em 2022

O Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) atendeu 636 alunos em 2022, no Maranhão, com uma equipe de docentes capacitados para diversos tipos de situação de aprendizado e materiais didáticos adequados. O PSAI-MA tem grade curricular, processo de avaliação e certificação adaptados aos diversos tipos de deficiências dos alunos e está presente em todas as unidades do SENAI no Maranhão.

Em 2022, foram atendidos estudantes com deficiência intelectual (63), visual (186), auditiva (71), física (300), transtorno do espectro autista (10), reabilitados (1) e outras deficiências (5) nas modalidades de aprendizagem industrial básica, aprendizagem industrial técnico de nível médio, qualificação profissional, técnico de nível médio, iniciação profissional e aperfeiçoamento/especialização profissional, totalizando neste ano letivo 636 matrículas. A matéria completa está no site do SENAI-MA.

Histórias que merecem destaque!

Deficiente visual superar barreiras e se tornar instrutor de cursos no SENAI

Heider Pinheiro, 52 anos, há 21 anos é professor de informática no SENAI-MA. Como deficiente visual, já esteve do outro lado. Precisou ser incluído digitalmente para depois ajudar alunos – deficientes ou não - a conseguirem uma vaga no mercado de trabalho. Ele ministra cursos como: operador de computador, ferramentas de produtividade, Excel e lógica de programação.

O instrutor do SENAI lembra que no início teve algumas dificuldades. No entanto, conseguiu aprender e se tornou capaz de detalhar o que está na tela mesmo sem enxergar.


“Creio que até hoje o que faço ainda é para vencer o preconceito. Primeiro as pessoas querem desistir, depois se surpreenderem com o que são capazes de aprender. Isso é o que me motiva. Se não fosse a inclusão tecnológica, talvez eu fosse só mais um entre milhares de pessoas com deficiência visual, isoladas do mundo real. Me formei e fiz especializações graças ao computador, à tecnologia”, resumiu Heider.


SESI e SENAI do Amazonas formam 45 alunos em Eletrotécnica e Rede de Computadores

Quarenta e cinco alunos da Escola SESI Dra Emina Barbosa Mustafa receberam, em dezembro, o certificado de conclusão do Novo Ensino Médio Profissionalizante, nas áreas de Eletrotécnica e Rede de Computadores pelo SESI-SENAI (AM). Saiba mais detalhes no site da FIEAM.

SENAI abre portas para mudar a vida e carreira das pessoas

“Estamos orgulhosos por esse momento e, mais uma vez, agradecemos aos pais pela confiança”, disse a gerente da Escola, Ana Karina Holanda. A solenidade de formatura ocorreu no auditório do SENAI Amazonas, Arivaldo Silveira Fontes.

Robótica e seus aprendizados

Dona de uma história de 12 anos como aluna das escolas SESI, Sarah Costa Ventura, agora técnica em Rede de Computadores, conta que sua experiência com o SESI foi muito boa, principalmente os aprendizados obtidos por meio da robótica.

“O SENAI pode me profissionalizar enquanto pessoa, mas a robótica me abriu o mundo para ser uma profissional diferente”, relata Ventura, que acrescenta ter levado para a vida profissional todos os ensinamentos repassados pela robótica. “Fui freelancer na área de social mídia, com os conhecimentos de marketing e design que recebi ao realizar projetos para atender as demandas do mercado em torneios de robótica de que participei”.

SENAI-AL doa dezenas de almofadas de coração para hospital em Maceió

O SENAI-AL, em parceria com a área de Desenvolvimento Socioambiental da FIEA, doou mais de 100 almofadas confeccionadas por alunos do curso de Costureiro Industrial do SENAI Poço, ao Hospital Cliom. A entrega ocorreu em dezembro.

A iniciativa é fruto do projeto Almofada do Coração, que busca garantir conforto pós-cirúrgico a mulheres submetidas ao procedimento de mastectomia. Os acessórios trazem um descanso e apoio para o braço da paciente que foi operada.

Acessório traz conforto e sensação de acolhimento a pacientes com câncer

Segundo a orientadora educacional do SENAI-AL, Liliane Lins Tenório, que fez a entrega dos itens, a ideia junta o útil ao agradável. “O SENAI tem essa visão de que, até mesmo em um curso, no desenvolvimento de uma qualificação, a gente pode fazer muito mais, utilizando o material necessário, mas, também, pensando no outro. O que é que o outro está precisando que eu posso realizar aqui?”, ressaltou.

A psicóloga Larisse Cavalcante acompanha os pacientes oncológicos no hospital. Ela destaca os benefícios desse modelo de almofada. “Ela pode ser usada embaixo do braço, no carro, entre o tronco e o cinto de segurança... e na hora de dormir, da melhor maneira que o coração possa encaixar e trazer o benefício do conforto”.

Pelo formato, segundo Larisse, além do conforto, a peça traz aconchego. “O próprio formato da almofada, já traz o afeto, uma sensação de segurança e de acolhimento, proporcionando benefícios de saúde na forma integral”, revelou. Mais detalhes da ação estão no site do SENAI-AL.

O IEL tem o objetivo de ofertar mais vagas, por meio de parcerias com os municípios e empresas do interior do Estado

IEL do AM tem ação de destaque para os jovens

O IEL-AM inseriu no mercado de trabalho neste ano aproximadamente cinco mil jovens, nos Programas de Estágio IEL e Jovem Aprendiz IEL. Desenvolveu ações nas instituições de ensino, fornecendo dicas e orientações sobre o mercado de trabalho e suas oportunidades e desafios. Também executou 819 processos completos de Recrutamento e Seleção para vagas de estágio, aprendiz e emprego, capacitando ainda 2.225 profissionais em diversas áreas, com cursos de curta e longa duração, entre os quais o MBA em Projetos, MBA em Lean Manufacturing. Mais detalhes no site do IEL-AM.

Estão abertas as inscrições para as oficinas “Mini Chef Saudável” e “Master Chef Jovem”, no SESI-MA

O SESI Alimentação e Nutrição, que foi desenvolvido para proporcionar e incentivar a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis através da (re)educação alimentar, realizará nestas férias escolares ações para crianças e adolescentes. O objetivo é incentivar a alimentação saudável no público infanto-juvenil para promoção da saúde e qualidade de vida.

As oficinas integram o programa SESI Alimentação e Nutrição, que visa contribuir com a qualidade de vida das pessoas

O SESI-MA, por meio do programa SESI Alimentação e Nutrição, busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida e a prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, como obesidade, diabetes e hipertensão. As oficinas oferecidas trarão essa contribuição para a alimentação de crianças e adolescentes para que nestas férias e durante o ano todo elas possam se conscientizar de uma boa alimentação.

A oficina ofertada para crianças de 5 a 7 anos será a Mini Chef Saudável, que ocorrerá no dia 21 de janeiro, no período vespertino, das 14h às 16h. Na manhã do dia 21 de janeiro, a oficina será voltada para crianças de 8 a 12 anos, das 09 às 11h. A última edição atendeu mais de 1,5 mil crianças. Já a oficina ofertada para os adolescentes será a Master Chef Jovem, que vai acontecer pela primeira vez na tarde do dia 14 de janeiro, das 14h às 16h. O público desta turma são jovens com idade entre 13 e 17 anos.

As oficinas serão ministradas no SESI Araçagi (MA) por uma equipe de nutricionistas. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (98) 99145- 6068. Os inscritos terão direito a material com receitas e certificado de participação. Mais detalhes no site do SESI-MA.

FIRJAN lança Programa de Caravanas Empresariais 2023, uma excelente oportunidade para fazer negócios

Com objetivo de fortalecer a atuação sindical, o edital do Programa de Caravanas Empresariais 2023, lançado pela FIRJAN em 23 de dezembro, fica disponível para inscrições de seus sindicatos filiados até 23 de janeiro.

A realização de caravanas para feiras e eventos é importante para ampliar a visão estratégica de empresários e estimular práticas inovadoras, por meio do conhecimento de tendências e inovações. Os participantes têm também a oportunidade de realizar negócios e fazer networking, fomentando o ambiente de negócios e promovendo a competividade das empresas no estado do Rio de Janeiro.

Os sindicatos interessados devem acessar o edital para se informar sobre os critérios para solicitação, preencher o requerimento e submetê-lo à análise da área técnica dentro do prazo estipulado, seguindo as orientações contidas no documento. Mais informações no site da FIRJAN.

Salvador recebe Caminhão 5G, projeto da Huawei e CIMATEC

Caminhão 5G fica aberto à visitação púbica até 5 de janeiro, no SENAI CIMATEC

O Caminhão 5G que está percorrendo o Brasil levando treinamentos teóricos e práticos sobre os usos da tecnologia móvel de quinta geração está em Salvador. O objetivo é mostrar como o novo padrão de conexão poderá transformar o cotidiano e impactar diversos setores da economia brasileira.

O Caminhão Sala de Aula, criado pela empresa Huawei em parceria com o SENAI Cimatec está instalado no estacionamento da instituição, em Salvador, e ficará aberto à visitação pública até esta sexta-feira, dia 30/12, e de 02 a 05 de janeiro, das 9h às 17h. Não é necessário realizar agendamento.

Para ter acesso aos cursos, é preciso se inscrever no site do projeto. Durante os treinamentos, os participantes têm experiências e aprendem sobre a tecnologia 5G, as transformações proporcionadas no cotidiano e como indústrias de diversos setores como agricultura, logística, manufatura e educação, serão beneficiadas pela nova tecnologia. Mais detalhes no site da FIEB.

Capixabas fecham mais de R$ 144 mil em rodadas de negócios

Fornecedores capixabas fecharam quase R$ 144 mil em negócios com seis empresas: Realcafé, Marcopolo, Pettrus, Consórcio Reflore, Linear e Fortlev. O montante é resultado das Rodadas de Negócios realizadas, ao longo de 2022, pelo Programa +Negócios da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). 

No ano passado, acontecerem ao todo 25 Rodadas de Negócios. Os encontros somaram 788 participantes do Espírito Santo e geraram oportunidades para elas.  

Confira a notícia completa!

Relacionadas

Leia mais

#60 – O que a indústria quer para os 100 primeiros dias de governo?
Pequeno manual de equidade na educação
Cursos do IEL que você precisa fazer para crescer na vida profissional

Comentários