Conheça os destaques da programação da Olimpíada do Conhecimento neste sábado (7)

Até o próximo domingo (8), evento realizado pelo SESI e pelo SENAI em Brasília apresenta inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e revolucionar a educação. A Olimpíada do Conhecimento tem entrada gratuita todos os dias das 9h às 18h

Até domingo (8), Brasília recebe a Olimpíada do Conhecimento 2018, um espaço de 25 mil m² repleto de inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e revolucionar a educação. Lá, os visitantes poderão conhecer a Cidade Inteligente e a Escola do Futuro, ambientes criados pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que mostram as principais tendências de inovação e tecnologia voltadas para aprendizagem, qualidade de vida e competitividade.

O evento terá ainda um ciclo de palestras imperdível com inscrições gratuitas, que podem ser feitas no site da OC2018. Também é possível acompanhar ao vivo pelo site oficial e pelo Facebook do SENAI. Confira abaixo a programação deste sábado (8) e saiba como chegar até a estrutura montada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). A visitação é aberta e gratuita de 9h às 18h.

Na OC2018, haverá palestras gratuitas com youtubers, chefs de cozinha e estilistas. Iberê Tenório, Felipe Bronze, Rafael Cortez, Marcelo Tas, Eduardo Faria (do canal Venom Extreme) e o estilista Ronaldo Fraga são apenas alguns dos convidados.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no pelo site da OC2018.

9h - Leandro Karnal
A Educação do Futuro

Leandro Karnal discorrerá sobre as noções de trabalho ao longo da história nas sociedades humanas, até chegarmos ao aspecto histórico da educação profissional no Brasil. Alguns autores inferem que a educação profissional e técnica no país nasceram revestidas de um aspecto assistencialista, em um contexto em que as escolas de artes e ofícios eram criadas especificamente para as classes mais baixas. Qual o impacto cultural disso ao longo do tempo até os dias atuais? Trazendo para perspectiva contemporânea, o que dizer sobre a revolução tecnológica e digital e o impacto disso no trabalho e na formação dos profissionais? Qual é o papel do educador do futuro?

15h - Claude Troisgros, Henrique Fogaça, Andre Mifano, Felipe Bronze, Mara Alcamim
Cozinhando e Empreendendo

Conduzido pela chef Mara Alcamim, os quatro renomados chefs do país falarão um pouco sobre a história pessoal de cada um, quais os desafios dessa profissão tão amada em todo o mundo e quais os caminhos que o jovem que deseja trabalhar com gastronomia deve seguir. Essa indústria também se transforma com o impacto da revolução digital, tanto nas formas de produção, quanto de atendimento aos anseios do novo consumidor.

De forma eficiente, as cidades inteligentes usam tecnologia e inovação para reduzir os impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. Seguindo esse conceito, a Cidade Inteligente da OC2018 foi projetada com 11 ambientes que mostram aplicações em impressão 3D, inteligência artificial, realidade aumentada, internet das coisas, robótica avançada e muito mais.

Ao visitar o evento, você encontrará desde um bueiro com sinalizadores de entupimento, até uma faixa de pedestre que muda de cor para mostrar ao motorista que tem gente atravessando. A casa inteligente terá eletrodomésticos de última geração, guarda-roupa virtual e interações por comando de voz.

A visitação é aberta e gratuita de 9h às 18h.
 

Indústria 4.0 de moda produz bermuda customizada em apenas 30 minutos

11h e 17h - Aula com o chef de cozinha Felipe Bronze
No espaço Gourmet Tech, haverá aula de cozinha com o premiado chef de cozinha Felipe Bronze. Serão duas aulas: uma às 11h e outra às 17h.

Para o desenvolvimento das cidades inteligentes, a Olimpíada do Conhecimento mostra a importância de métodos e tecnologias inovadoras na educação. Assim, na Escola do Futuro, os visitantes podem conferir o Espaço Maker, ambiente onde os participantes colocam a mão na massa para criar produtos com auxílio de diversas tecnologias, das mais simples, como martelos e serrotes, às mais sofisticadas, como drones e impressoras 3D. Nesse espaço, também são apresentados trabalhos desenvolvidos por estudantes do SESI e do SENAI.

GRAND PRIX DE INOVAÇÃO
Das 9h às 18h
No Grand Prix de Inovação, quatro empresas (Dassault Systèmes, Fiat Chrysler, Gerdau e Ambev) desafiam oito equipes com seis estudantes da EBEP do SESI e do SENAI de 13 estados. Eles precisam desenvolver, em 44 horas e usando conceitos de inovação aberta e criatividade, empreendedorismo e redes colaborativas, soluções para os problemas propostos. A competição começa às 9h e pode ser acompanhada diariamente pelo público.

MOSTRA INOVA
Das 9h às 18h
Alimentos com ingredientes inusitados, sistemas que controlam o consumo de água e equipamentos que facilitam o dia a dia das pessoas com deficiência estão entre os 50 produtos e processos inovadores do SENAI e do SESI que serão apresentados na Mostra Inova. Os produtos estarão disponíveis fisicamente e os processos serão expostos virtualmente (por vídeos). Os visitantes, por meio de votação, ainda podem votar nos produtos e processos mais inovadores.

DESAFIO DE ROBÓTICA NA INDÚSTRIA
Das 9h às 18h
Estudantes do SENAI e do SESI vão participar do Desafio de Robótica na Indústria. Trata-se de um jogo para robôs, de diferentes plataformas de hardware. Essas máquinas, construídas pelos próprios estudantes, atuarão de maneira autômoma (programada) em um período do jogo, e controlada em outros momentos. Divididos em equipes, os estudantes terão de cumprir tarefas ligadas ao setor industrial.

No Grand Prix de Inovação, alunos do SESI e SENAI de 13 estados precisam desenvolver, em 44 horas, soluções para desafios propostos por quatro grandes empresas

ESPAÇO MAKER
Das 9h às 18h
A Escola do Futuro reúne ambientes criativos e metodologias que dialogam com as tendências e movimentos contemporâneos da educação.Tudo isso será apresentado ao público no Espaço Maker, onde ocorrerá a exposição de projetos de alunos do SESI e do SENAI. Vão desde aplicativos, produção de animações e vídeos, modelagem em 3D, modelo de casa inteligente, um dispositivo eletroeletrônico capaz de identificar a falta de energia e comunicar em tempo real o problema à companhia elétrica, um game como ferramenta utilizada na Educação, novas válvulas de gás, extrusora eficiente para o processo de reciclagem de plásticos até projetos de automação dos processos automotivos.  

MOSTRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA
Das 9h às 18h
No espaço, estudantes da Educação Básica Articulada com a Educação Profissional (EBEP) do SESI e do SENAI apresentam projetos de inovação científica e tecnológica para solucionar problemas reais. Ao todo, são 48 projetos em fase de desenvolvimento. A mostra tem como objetivo incentivar a aprendizagem em ciências, tecnologia, engenharia, artes, design e matemática, por meio de projetos científicos e de engenharia para fortalecer a cultura científica da inovação e do empreendedorismo.

SAIBA MAIS
10a edição da Olimpíada do Conhecimento
5 a 8 de julho de 2018
Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), próximo à Ponte JK
Entrada gratuita

Relacionadas

Leia mais

Casca de abacaxi para filtrar água e gel antibacteriano feito de folhas e frutos participam de mostra na OC2018
6 tecnologias que vão fazer você querer mudar para a Casa Inteligente da OC2018
OC2018 terá palestras gratuitas com youtubers, chefs de cozinha e estilistas

Comentários