Competidores do Inova SENAI apresentarão ideias a empresários neste sábado (12)

Vender seus projetos de produtos ou de processos inovadores para empresários e executivos em apresentações de apenas seis minutos é mais um dos desafios que irão marcar a Olimpíada do Conhecimento

Além da chance de atrair investidores, os competidores do Inova SENAI serão avaliados por uma banca julgadora e por votação popular

Vender seus projetos de produtos ou de processos inovadores para empresários e executivos em apresentações de apenas seis minutos é mais um dos desafios que marcarão este sábado (12) na Olimpíada do Conhecimento. No terceiro dia da maior competição de educação profissional das Américas, os alunos e docentes das escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que expõem 30 projetos de inovação industrial na mostra Inova SENAI terão a oportunidade de impressionar aqueles que poderão comercializar ou financiar suas ideias, os chamados investidores anjo.  As apresentações continuarão no domingo (13) pela manhã.

“Ninguém tem dúvida da importância da inovação para o desenvolvimento do país. Formar profissionais movidos pela cultura inovadora e aproximá-los da indústria e da sociedade em geral é também um objetivo da educação profissional”, diz Mônica Mariano, coordenadora do Inova SENAI. Segundo ela, a capacidade de mostrar seus projetos, em pouco tempo e de forma objetiva, faz parte do aprendizado dos alunos do (SENAI) por ser essencial ao empreendedor.

Além da chance de atrair investidores, os competidores do Inova SENAI receberão notas dos integrantes de uma bancada julgadora composta, entre outros, por representantes de fundos investidores em Startups (empresas jovens e inovadoras), do grupo Boticário, da Votorantim Cimentos e do Serviço de Apoio às Pequenas e Microempresas (Sebrae). Haverá ainda o resultado da votação do público visitante da Olimpíada, que pode demonstrar sua preferência pelos projetos votando em tótens espalhados pelo local. A equipe vencedora da votação popular ganhará notebooks e um curso no valor de R$ 2 mil. (Conheça os projetos e dê seu voto)

VISITANTES – Nesta sexta-feira (11), o público visitante dos eventos e competições entre alunos do ensino técnico alcançou a marca de 23.376 pessoas. Desses, 7.735 foram alunos de 54 escolas do Distrito Federal e outros 16.041 foram público espontâneo. O número de visitantes superou o registrado na quinta-feira (10), quando 18.850 estiveram na estrutura de 50 mil metros quadrados montada ao lado do Ginásio Nilson Nelson.  Entre os visitantes desta sexta-feira, destaque também para o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, que passeou pelo evento ao lado do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.

FESTA SAUDÁVEL – O segundo dia de competições da Olimpíada foi marcado pelo início dos desafios por equipe, que envolvem projetos integradores como a construção de uma casa popular inteligente, a fabricação de um carro compartilhável não poluente, a produção de roupas multifuncionais e a organização de um buffet para uma festa saudável.
Em paralelo ao desafio por equipe, os alunos são escolhidos para realização de provas individuais. Nesta sexta, houve sete dessas provas. Um dos destaques foi entre os integrantes da festa saudável. A aluna do curso técnico em alimentos de Petrolina (PE) Leína Silva, 22 anos, venceu uma dessas provas, que são definidas por votação popular. Os estudantes tinham que fazer uma escultura em pão e a de Leína foi a mais votada. Leia a reportagem.

CICLO DE PALESTRAS – Além das competições, continuam neste sábado os eventos paralelos. Os aficionados por carros tunados, por exemplo, terão a oportunidade de ouvir Tarso Marques, do quadro Lata Velha, sucesso do programa Caldeirão do Huck, que falará às 11h durante o ciclo de palestras.

Às 15h, Alexandre Herchcovitch, Ronaldo Fraga, Lino Villaventura e Lenny Niemeyer falarão sobre moda e criatividade. No final da tarde, 17h, o educador físico Márcio Atalla dará dicas e responderá a perguntas da plateia sobre alimentação saudável, malhação e bem-estar físico e psicológico.

OC2016 - A Olimpíada do Conhecimento 2016 reúne 1.200 estudantes em uma estrutura montada ao lado do ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Realizada de dois em dois anos pelo SENAI e pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o evento reúne jovens que fizeram ou estão concluindo ensino técnico do SENAI ou dos Institutos Federais, estudantes do SESI e de escolas públicas. Durante a Olimpíada, o visitante poderá acompanhar o dia a dia de várias profissões da indústria e assistir a alunos da educação profissional competindo em desafios por equipe.

Relacionadas

Leia mais

6 soluções geniais da robótica para melhorar a qualidade de vida dos animais
Indústria de cosméticos tem apoio dos Institutos SENAI de Inovação para ser mais competitiva
Ensino médio deve preparar jovens para o trabalho

Comentários