Competidores da Olimpíada do Conhecimento visitam 32 escolas públicas de Belo Horizonte

No encontro, os competidores explicarão aos alunos do oitavo e do nono anos do ensino fundamental as vantagens da educação profissional e das carreiras técnicas

Antes de começar as provas da Olimpíada do Conhecimento , o maior torneio de educação profissional das Américas, que será realizado no Expominas entre 3 e 6 de setembro, os competidores visitarão 32 escolas públicas de Belo Horizonte. A visita, que ocorrerá a partir das 15h, desta segunda-feira (1º), é o ponto alto do projeto Uma profissão, uma escolha. 

No encontro, os competidores explicarão aos alunos do oitavo e do nono anos do ensino fundamental as vantagens da educação profissional e das carreiras técnicas. A ideia é mostrar aos alunos que a educação profissional é um bom caminho para a construção de uma carreira e que eles podem fazer cursos técnicos junto com o ensino médio, a partir do segundo ano. Esses cursos, com duração de até dois anos, cujas aulas ocorrem no contraturno da educação básica, oferecem formação teórica e prática em diversas áreas do setor produtivo. 

Quando concluem o ensino médio, os estudantes recebem um diploma de técnico e conseguem entrar no mercado de trabalho com uma profissão. Os anfitriões apresentarão o resultado da pesquisa que fizeram sobre a cultura dos estados de origem dos visitantes e também sobre Minas Gerais. 

APRESENTAÇÃO DAS DELEGAÇÕES – No dia anterior (31), às 16h30, será realizada a cerimônia de abertura do torneio. O evento, que terá o Luciano Huck como mestre de cerimônias, apresentará as delegações dos 26 estados e do Distrito Federal. Durante a abertura, a cantora Paula Fernandes cantará, pelo telão, uma música especialmente para os competidores diretamente do show na Praça da Estação, que faz parte da Virada Cultural. 

Os 800 jovens de até 21 anos, que participam da Olimpíada do Conhecimento este ano, mostrarão suas habilidades técnicas e pessoais em 58 ocupações técnicas, das quais 48 são industriais, sete do setor de serviços e três da agropecuária. Para o torneio, cada estado envia um competidor (ou uma equipe) por ocupação profissional. Este ano, Minas Gerais é o estado com maior número de representantes – 61 competidores. 

Além do maior número de competidores da história do torneio, este ano, pela primeira vez, serão avaliados cursos da área de agropecuária dos Institutos Federais de Tecnologia. A primeira edição da Olimpíada do Conhecimento foi realizada em 2001, em Brasília. Naquele ano, o torneio reuniu 111 competidores em 26 ocupações profissionais. De lá para cá, o número de competidores aumentou sete vezes e o número de ocupações dobrou. 

SAIBA MAIS: 
Visita dos competidores da Olimpíada do Conhecimento a escolas públicas de ensino fundamental em Belo Horizonte 

Data: segunda-feira, 1º de setembro 
Horário: a partir das 15h 

Cerimônia de abertura da Olimpíada do Conhecimento 
Data: domingo, 31 de agosto 
Horário: 16h30 
Local: Arena Vivo, localizada dentro do Minas Tênis Clube 

Relacionadas

Leia mais

SENAI participa de encontro de negócios e inovação, em Belo Horizonte
Belo Horizonte é a primeira cidade a realizar evento sobre iniciativas de facilitação de comércio
Educação profissional é o destaque na Praça do Conhecimento em Belo Horizonte

Comentários