Competidores amazonenses da Olimpíada do Conhecimento recebem homenagem

Depois de conquistar o melhor resultado para o estado em competições do gênero, os representantes do SENAI Amazonas na 8ª Olimpíada do Conhecimento foram homenageados pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas

Presidente da FIEAM com os medalhistas amazonenses da Olimpíada do Conhecimento 2014

Depois de conquistar o melhor resultado para o estado em competições do gênero, os representantes do SENAI Amazonas na 8ª Olimpíada do Conhecimento foram homenageados, na última quinta-feira (18), pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas. O presidente da FIEAM, Antonio Silva, considerou a participação de alunos e instrutores amazonenses na OC como uma bela demonstração do trabalho de formação profissional de jovens trabalhadores para a indústria do estado.

“Em meio a mais de 800 competidores de todo o Brasil, subimos ao pódio para receber a medalha de ouro em vitrinismo, a medalha de prata em mecatrônica e a medalha de excelência em tecnologia da moda. Parabéns pela dedicação dos instrutores que fizeram desses meninos exemplos para as novas gerações da indústria amazonense”, disse Antonio Silva.

A edição da Olimpíada do Conhecimento 2014 foi realizada de 3 a 6 de setembro, na capital de Minas Gerais, onde foram disputadas medalhas em 58 ocupações – 48 industriais, sete de serviços e três de agropecuária. Os 13 alunos do SENAI Amazonas competiram em 11 ocupações: administração de sistemas de rede, eletrônica industrial, soldagem, construção de moldes, sistema drywall (gesso), jardinagem e paisagismo, marcenaria, construção em alvenaria, tecnologia da moda e vitrinismo.

De acordo com a coordenadora da Olimpíada do SENAI Amazonas, Socorro Butel, o evento é uma vitrine do aprendizado profissional oferecido nos 27 Departamentos Regionais do SENAI, e mostra aos participantes e visitantes tendências utilizadas na qualificação dos trabalhadores da indústria brasileira e as novas tecnologias que essa mão de obra deve dominar.

“A cada Olimpíada o SENAI Amazonas procura trabalhar melhorias técnicas e pedagógicas, principalmente em relação à capacitação de docentes. Nesta edição, tivemos alguns diferenciais como equipe de especialistas de áreas tecnológicas, que contribuíram na montagem, e avaliadores sem competidores que contribuíram com outros regionais e trocaram experiências educacionais”, explica Butel.

LEIA TAMBÉM

MEDALHAS E CONHECIMENTO - O competidor Maurício Duarte, de 19 anos, da ocupação vitrinismo, conquistou a medalha de ouro, disputando com competidores de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

“A pressão da competição é grande. Do segundo dia em diante fiquei tranquilo e consegui realizar o que aprendi de melhor no SENAI Amazonas", descreveu Mauricio. “Mas a medalha de maior valor para mim é a do conhecimento, essa sim vou levar para toda a vida e fará a diferença na minha carreira", disse.

O instrutor de Maurício, Elias Mota, também medalha de ouro em confecção do vestuário, na Olimpíada de 2006, acredita que essa experiência pessoal colaborou para a preparação do competidor que teve treinamento em apenas quatro meses.

Em mecatrônica, a dupla Rafael Guabiraba, de 18 anos, e Giovanne Lopes, de 19, trouxe a medalha de prata, após uma disputa acirrada com nove duplas. A ocupação foi tão disputada que a medalha de prata foi dividida entre três duplas: Amazonas, Bahia e Minas Gerais. Os amazonenses tiveram como treinador o ex-competidor de mecatrônica, Marcos Alexandre.

Na ocupação, que simula o processo industrial de uma linha de produção com automação, Rafael foi o programador e Giovanne o montador, mas ambos conheciam a fundo as tarefas um do outro, o que acabou confundindo os outros competidores que realizavam as provas de forma tradicional com cada participante responsável por uma só atividade.

Para o instrutor Marcos Alexandre, os novos conhecimentos em mecatrônica adquiridos nesta edição da Olimpíada do Conhecimento será aplicado em sala de aula no SENAI Amazonas para manter o processo de aprendizagem crescente e contínuo. “A cada ano nossa nota vem aumentando, e esse ano não foi diferente. Nossa nota subiu 11% em comparação à dupla de 2012, que também conquistou medalha de prata”, revelou.

CONQUISTAS - Detentora da terceira medalha conquistada pela delegação do Amazonas, a medalha de excelência em tecnologia da moda, a aluna Byanca Costa Barbosa, de 19 anos, disse que a conquista é mais que um reconhecimento, é um marco para sua vida profissional, pois há apenas um ano ela ainda não sabia em que carreira iria investir.

"Escolhi o SENAI para me qualificar e foi a melhor escolha que fiz para meu futuro, para continuar as minhas conquista pessoais e profissionais", ressaltou a aluna. A medalha de excelência foi outorgada a 20 participantes da Olimpíada que conseguiram superar a marca dos 500 pontos nos quatro dias de avaliações.

Relacionadas

Leia mais

Alunos do SENAI campeões da Olimpíada do Conhecimento participam de programa da TV Globo
O SENAI ajudou a decidir minha carreira, diz medalhista de ouro na Olimpíada do Conhecimento
Veja 9 vídeos que reúnem os melhores momentos da Olimpíada do Conhecimento 2016

Comentários