Brasil Indústria: outubro rosa, educação e premiações

Nesta semana, a indústria inova com cursos, projetos e muita oportunidade para trabalhadores da indústria!

Nesta semana, a indústria investiu em em educação, emprego, pesquisa e saúde dos trabalhadores. O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz toda sexta-feira as principais ações do que aconteceu na indústria dos estados. Vem conferir!

O principal destaque da semana foi na capacitação de trabalhadores, na educação dos jovens e no desenvolvimento profissional. O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) juntam esforços para proporcionar novas oportunidades de cursos, eventos, webinar e muito mais para colaboradores. 

No Instituto Euvaldo Lodi (IEL), as ações foram voltadas para aumento da empregabilidade e inserção de jovens e estudantes no mercado de trabalho. 

Panorama industrial: os principais destaques dos estados

Emoção e superação marcaram a certificação dos alunos do Abrigo Coração do Pai em Iranduba, a 36,3 quilômetros de Manaus, pelo SENAI Amazonas, por meio do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI). Doze estudantes receberam o certificado no curso de Operador de Microcomputador, em cerimônia na Agência SENAI Elias Jacob Benzecry.

Personalizado para atender a demanda do abrigo, o curso, dividido em teoria e prática, ensina os alunos a instalar, configurar e utilizar aplicativos de escritório, sistema de monitoramento de clientes e software de internet, além de preparar profissionais para a entrada e saída de dados em sistemas de informação, de acordo com as normas e os padrões de qualidade, segurança, higiene e saúde. Saiba mais no site da FIEAM

Na manhã desta quinta-feira (29), foi lançada a terceira edição do Índice de Inovação dos Estados. A publicação, do Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), tem o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e traz informações estratégicas que revelam o nível de inovação nas cinco regiões brasileiras.

De acordo com o estudo, o Ceará ocupa atualmente a 11ª posição no ranking nacional, ocupando, assim, o 2º lugar entre os estados da região Nordeste. Em relação à edição anterior do Índice, o estado manteve-se na mesma posição tanto no ranking nacional, como no regional.

Na dimensão de Capacidades, o Ceará aparece na 9º colocação nacional, ganhando uma posição com relação ao Índice anterior. Já na dimensão Resultados, o estado ficou em 14º lugar, perdendo duas posições. A posição inferior na dimensão Resultados, em comparação a dimensão Capacidades, denota que o Ceará tem um nível de capacidade promotora de inovação que não se reverte em resultados promissores. Confira mais detalhes no site da FIEC

Passaporte de imunidade da Covid-19

A FIEMS defende a obrigatoriedade do passaporte de imunidade para empresas de Mato Grosso do Sul. De acordo com o presidente da FIEMS, Sérgio Longen, o passaporte vai ajudar no avanço da vacinação. Mais de 70% da população do Estado acima de 18 anos já está com o ciclo vacinal contra a covid-19 completo.

Segundo Sérgio Longen, a iniciativa privada e o setor público trabalharam ativamente para garantir a vacinação para todos os sul-mato-grossenses e, agora, o foco deve estar na busca por aqueles que ainda não tomaram nenhuma dose do imunizante. 


“Entendemos que os protocolos de biossegurança são necessários e precisamos convencer a população da importância da vacinação e também da comprovação dessa vacinação. O passaporte da imunidade é uma defesa que nós empresários fazemos e entendemos que é a forma de avançarmos com a vacinação”.


Ainda conforme o líder industrial, a FIEMS vai adotar a medida, assim como as indústrias. “Precisamos envolver a sociedade para a vacinação e também para o respeito aos protocolos de segurança em supermercados e demais estabelecimentos empresariais. Para incentivar isso, criamos o Selo Ouro, que indicará que todos os trabalhadores de determinada indústria estão vacinados. É uma forma de reconhecer essa empresa e também estimular que mais pessoas busquem a vacina e, assim, tenhamos a imunidade coletiva e, assim, voltemos à normalidade”.

Educação, inovação e eventos são os pódios industriais 

Para discutir saídas para desafios como cenário pós Covid, papel da educação profissional e muito mais, uma iniciativa do SENAI-TO, junto ao SESI-TO e a Fundação Roberto Marinho/Canal Futura, reunirá empresários, gestores, professores, parlamentares, especialistas, estudantes e vários outros segmentos para trocar experiências e conhecimentos no seminário internacional Juventude, Trabalho e Educação.

A proposta é criar oportunidades de desenvolver competências profissionais alinhadas às novas tecnologias digitais que orientarão a forma de trabalhar no futuro. O evento acontece nos dias 5, 6 e 7 de outubro, das 16h30 às 19h, no YouTube do Futura. Confira mais detalhes no site da FIETO.

Colaboradores da Gerência de Infraestrutura (GINFRA) do SESI e SENAI Amapá estão participando do curso de Informática Básica ministrado pelo instrutor Raul Barrada. A formação tem como propósito desenvolver habilidades técnicas para o uso de computadores, suas várias ferramentas e programas. Confira a materia completa! 

Foto: aluno em frete ao slide
A proposta é permitir a construção de conhecimento na área para melhorar a rotina diária, como execução de tarefas nos sistemas de gestão e envio de e-mail entre os setores e para os gestores.

Cuidados com o meio ambiente, adaptação de uma energia renovável e muita criatividade. Estes foram os componentes essenciais para que alunos do curso de aprendizagem técnica em eletrotécnica do SENAI Distrito Industrial elaborassem projetos com maquetes que utilizam diferentes fontes geradoras de energia elétrica.

As aulas foram ministradas pelo professor e engenheiro elétrico, Thiago Henrique Keppe de Souza, e os alunos puderam reunir todo o conhecimento teórico aprendido ao longo da disciplina para representar em maquetes as fontes energéticas, como por exemplo, Hidrelétrica, Fotovoltaica, Eólica, Nuclear, Combustíveis Fósseis, Termoelétrica e Biomassa. Confira mais fotos na galeria, clicando aqui e a matéria completa está no site da FIEMT

Alunos do curso de pós-graduação em Automação Industrial e Controle de Processos Industriais da Faculdade SENAI da Paraíba escreveram, como Trabalho de Conclusão de Curso, um artigo científico sobre a criação de um sistema automatizado para abastecimento de água. A pesquisa foi aprovada no 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental que é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

O artigo “Arquitetura de Automação de Baixo Custo para sistemas de Abastecimento de Água: Um experimento em uma empresa de Saneamento” foi elaborado pelos alunos Altamar Alencar Cardoso, Petrônio Ferreira de Melo e Thamires Gabriele Martins Camboim, sob a supervisão do professor Dr. Leonardo Alves. Saiba mais!

Esse ano o congresso tem como tema "Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos”.

Com o objetivo de promover e elevar a produção local, o Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF (Sindiveste-DF) e a Associação Semper Fidelis promoveram na noite de quarta-feira (29), um desfile virtual de produções voltadas para o mercado de uniformes profissionais. Intitulada Uniforms Collections Brasília, a apresentação foi transmitida pelo YouTube e comandada pelo jornalista e consultor de moda Fernando Lackman, idealizador e produtor executivo do evento. A matéria completa está no site da FIBRA

Eleito como instituição referência para o segmento técnico na área de Manufatura Integrada, por possuir instalações, máquinas e equipamentos de ponta, além de equipe técnica profissional altamente qualificada para o setor, o SENAI Paraná foi escolhido como sede nacional para a semifinal da WorldSkills International (WSI) na ocupação de Manufatura Integrada, que acontece de 27 de setembro a 02 de outubro em Curitiba. Saiba mais!

Hackathon do Conhecimento Escola S é uma iniciativa da rede de ensino do SESI-SC e do SENAI-SC, com o apoio do Grupo ND. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de outubro, as informações estão no site da FIESC

Sustentabilidade e entraves à competitividade do setor industrial serão o foco do Hackathon do Conhecimento Escola S, evento que vai desafiar estudantes com idade a partir dos 13 anos matriculados em escolas catarinenses, tanto da rede privada, quanto da rede pública. Inscreva-se aqui.  

O programa Copinho Legal, promovido pelo Instituto SustenPlást, agora faz parte dos projetos de descarte correto de materiais plásticos executados na sede da FIERGS. A iniciativa objetiva recolher copos, talheres, pratos e outros itens plásticos descartados pela FIERGS e designá-los ao programa socioambiental, seguindo o conhecido modelo do Tampinha Legal, que destinará o valor arrecadado para o Cerepal, entidade assistencial participante contemplada.

O Copinho Legal, lançado em 2020 pelo Instituto SustenPlást no Rio Grande do Sul, em parceria com a Câmara de Descartáveis da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), fomenta a coleta de copos, pratos e talheres de uso único em prol de entidades assistenciais. 

foto: alunos no projeto copinho legal
Segundo o presidente do Instituto SustenPlást, Alfredo Schmitt, essa atitude da FIERGS é um exemplo para todo setor industrial.

Copos pratos e talheres descartáveis devem ser coletados em sacos plásticos transparentes tomando o cuidado para que outros materiais não estejam misturados como latas, parafusos, papel, etc. Não é necessário lavar nem separar os itens por cores. Mais informações podem ser obtidas no site do Copinho Legal.

Em um mundo hiperconectado, que se adapta e se desenvolve dia após dia, uma das profissões mais antigas do mundo tem a chance de acessar tecnologias que facilitam o desenvolvimento de suas atividades. Pensando nesse momento de expansão e atualização do mercado, o SENAI CETIQT, está com matrículas abertas para a Pós-Graduação em Gestão e Planejamento em Modelagem: Alfaiataria Industrial, até o dia 02 de outubro de 2021. O curso é direcionado para atualização e desenvolvimento de novas competências em profissionais do ramo e incluem soft skills de gestão e planejamento.


“O mercado exige profissionais de modelagem de alfaiataria com conhecimento industrial e domínio de ferramentas na área de modelagem", diz Ana Claudia Lopes, Coordenadora do Curso.


Ao todo, a pós-graduação dura 360 horas à distância, sendo 156 horas síncronas, onde os alunos têm contato ao vivo com seus professores, nos dias e horários agendados para as aulas, e 204 horas de conteúdo assíncrono, que é postado no Ambiente Virtual de Aprendizagem, gerando flexibilidade para o aluno. O método de avaliação privilegia o conhecimento construído através dos processos de aprendizado e ao final de cada módulo, as equipes apresentam os trabalhos para uma banca com a participação de profissionais do mercado. Confira mais informações aqui!

A FIEMG, por meio de sua gerência de Responsabilidade Social Empresarial, realiza, no dia 20 de outubro, o webinar Integração ODS e ESG nas Empresas e venha entender mais sobre como as empresas estão atuando na integração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)  e Environmental, Social and Governance (ESG) para a implementação de uma gestão mais sustentável. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 20 de outubro pelo link. Outros detalhes, estão no site da FIEMG.

Dezenove mulheres receberam o diploma de formação do primeiro curso de Operadora de Mina em Corumbá. A turma concluiu a capacitação, realizada pelo SENAI-MS em parceria com a empresa Vale, e a partir de agora estão aptas a trabalharem na área operacional da empresa.

Foram dois meses de curso, desenvolvido no SENAI-MS com participação de uma autoescola contratada. As alunas aprenderam desde as competências nas operações de movimentação de produto em mina, até a segurança nas operações. Além disso, receberam treinamento específico na condução de caminhões. Confira!

O Ministério do Trabalho e Previdência divulgou o Fator Acidentário de Prevenção (FAP) com vigência para 2022. O índice, que impacta no cálculo da alíquota da Contribuição ao Risco de Acidentes do Trabalho (RAT), poderá ser contestado, no período de 1º/11/2021 a 30/11/2021, pelas empresas que encontrarem inconsistências nos cálculos, e nos dados computados pela Previdência. Mais informações na FIESP

O mês de outubro é marcado como o mês da conscientização e prevenção do câncer de mama. Esse movimento, conhecido mundialmente, se chama “Outubro Rosa” e ressalta a importância da detecção precoce do câncer de mama. A FINDES apoia todas as iniciativas que ajudam a educar, prevenir, diagnosticar precocemente e tratar a doença. Saiba mais!

Para a presidente da Federação, Cris Samorini, o mês de outubro vem para reforçar a prevenção ao câncer de mama. “Esse movimento, assim como todos os outros que reforçam a atenção à saúde, colabora para alertar a importância do autocuidado e o autoexame entre as mulheres, como som de alerta, mas, principalmente, para prevenção e possível tratamento precoce da doença”, destaca Samorini. 

Aqui no Espírito Santo, temos a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) – Hospital Santa Rita de Cássia, reconhecido como o maior complexo oncológico do Estado. Para conhecer esse movimento, assim como nos anos anteriores, a Loja Outubro Rosa da Afeec está montada no Shopping Vitória. Toda a arrecadação será destinada ao tratamento de câncer dos pacientes do SUS no Hospital Santa Rita.

A FIRJAN SESI criou a SIPAT on-line, o que torna viável o apoio às empresas na escolha dos melhores temas para orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais, bem como em ações de promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar. Com o evento virtual, a empresa mantém em dia o programa de Saúde e Segurança do Trabalho, estimula práticas de saúde e bem-estar dos colaboradores e fica em dia com as exigências da NR-5. Confira todos os detalhes!

Foram prorrogadas, até o dia 04 de outubro, as inscrições para o Prêmio IEL de Carreiras. A premiação, promovida pelo IEL-BA, tem como objetivo reconhecer boas práticas de estágio e de aprendizagem nas empresas, auxiliando as organizações a aprimorarem seus programas de treinamento e formação profissional.

A premiação conta com duas categorias. Na categoria Melhores Práticas de Estágio, serão homenageados empresas, instituições de ensino e estagiários. Já na categoria Melhores Práticas de Aprendizagem, serão destacadas as empresas que possuem boas práticas no programa de aprendizagem e desenvolvimento de jovens aprendizes. Confira!

Segundo a gerente de Saúde do SESI Ceará, Kassandra Moraes, a campanha Outubro Rosa é fundamental para refletirmos sobre os cuidados que devemos ter todos os dias do ano. “O SESI oferta serviços de saúde para que todos tenham o acesso a mais importante arma contra o câncer, que é a detecção precoce por meio de consultas e exames. Afinal, a melhor forma de cuidar da saúde é a prevenção"

Este ano, a entidade divulga campanha institucional a partir de 1º de outubro nas redes sociais com destaque para importância do toque e mitos e verdades sobre a doença, além da importância da rede de apoio nesse momento tão delicado para a mulher. Já a campanha promocional nas clínicas entre em vigor a partir de 4 de outubro. 

Na parte clínica, o SESI Ceará oferta em outubro, nas unidades Fortaleza, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral, valores promocionais em exames. A mamografia por R$80; Ultrassonografia de mama R$ 75 e pélvica transvaginal R$70. As consultas já têm condições especiais ao longo do ano sendo a ginecológica + prevenção R$130. Saiba mais!

Relacionadas

Leia mais

SESI e SENAI promovem ações em homenagem ao mês docente
Inscrições para o Prêmio Nacional de Inovação são prorrogadas até 16 de novembro
Quer trabalhar com inovação? Comece por aqui!

Comentários