Brasil Indústria: educação é o destaque da semana

Nesta semana, a indústria inova com cursos, projetos e muita oportunidade para trabalhadores!

Nesta semana, a indústria investiu em educação, emprego, pesquisa e saúde dos trabalhadores. O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz toda sexta-feira as principais ações do que aconteceu na indústria dos estados. Vem conferir!

O principal destaque da semana foi na capacitação de trabalhadores, na educação dos jovens e no desenvolvimento profissional. O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) juntam esforços para proporcionar novas oportunidades de cursos, eventos, webinar e muito mais para colaboradores. 

No Instituto Euvaldo Lodi (IEL), as ações foram voltadas para aumento da empregabilidade e inserção de jovens e estudantes no mercado de trabalho. 

Semana de inovação, oportunidades para trabalhadores e muito mais! 

Em uma noite voltada à celebração da educação, o SENAI-PE entregou, na última segunda-feira (6), mais de 1mil novos profissionais à indústria pernambucana. Realizada de forma virtual, a solenidade marcou o encerramento de mais de 30 turmas das escolas do Recife, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Ipojuca, Jaboatão, Caruaru, Petrolina e Araripina. Ao todo, a instituição formou jovens em 17 cursos técnicos distintos, todos com teoria e prática focadas na atuação para o setor industrial. A matéria está no site da FIEPE


"Vocês são o presente e o futuro da nossa indústria e tenho certeza de que farão o melhor para que ela cresça cada vez mais forte, competitiva e sustentável", destacou a diretora Regional do SENAI-PE, Camila Barreto.


Destacado como instituição pioneira na implantação do Novo Ensino Médio (NEM) em Rondônia, o SESI-RO, em parceria com o SENAI-RO, formou sua primeira turma em solenidade ocorrida nesta quinta-feira (9). ‘’Além da turma da capital, o SESI e SENAI formam nos próximos dias, as turmas do NEM em Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena. A formatura foi prestigiada pelos parentes dos formandos, professores, instrutores e pelo conselheiro suplente do SESI e vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação de Rondônia (Sindipan), Pompeu Vieira Marques. Saiba mais! 

De forma pioneira, SESI e SENAI de Rondônia formam a primeira turma do NEM em Rondônia.

O SESI-PE está oferecendo 300 vagas em três cursos gratuitos e a distância. São 100 vagas para cada um dos cursos: “Administrando o Seu Dinheiro”, “Comunicação no Foco Organizacional” e “Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho”. As inscrições podem ser feitas pelo site do SESI-PE e vão até o próximo dia 17 de dezembro ou as vagas serem preenchidas. Os pré-requisitos são ter, no mínimo, 16 anos, e-mail, acesso à internet e noções básicas de informática. Após a confirmação da inscrição e da matrícula, o estudante tem 30 dias para acompanhar os conteúdos e concluir o curso desejado. Confira!

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves cumpriu agenda na última  quarta-feira, 1º, na cidade de Rio Branco, capital do Acre. Baldez participou da 10ª Reunião da Ação Pró-Amazônia, uma associação sem fins lucrativos, com sede em Brasília, formada pelas federações das indústrias dos estados que compõem a Amazônia Legal. A reunião aconteceu na sede da FIEAC, onde Baldez foi recebido pelo presidente da entidade, José Adriano Ribeiro e pelo presidente da FIERO e da Ação Pró-Amazônia, Marcelo Thomé. Detalhes no site da FIEMA

O Torneio Interclasse do Robótica das Escolas SESI de Campo Grande e Maracaju conheceu seus vencedores neste sábado (4), em uma grande festa realizada no Shopping Norte Sul Plaza, na Capital. Os grandes vencedores foram a equipe Filhos da Mãe D’Água, do 8º ano da Escola SESI de Campo Grande, e a equipe Ludistas, do 9º ano da Escola SESI de Maracaju. Mais informações, no site da FIEMS.

Usando de muita criatividade para falar de um tema sério e que precisa cada vez mais ser discutido dentro e fora da sala de aula: o Bullying. Assim, alunos da rede de educação do SESI e SENAI do Maranhão participaram e conquistaram os primeiros lugares nas categorias de desenho, frase, redação e vídeo do Concurso Cultural do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas/Canpat , que premiou os vencedores. 

Alunos do SESI e SENAI do Maranhão conquistam prêmios em Concurso Cultural do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas/Canpat nas escolas 2021.

Com patrocínio da Fundação Grupo Boticário, da OceanPact e da Ternium, a Firjan realiza, entre os dias 7 e 10 de dezembro, o Seminário Ação Ambiental 2021. O evento gratuito, que será transmitido ao vivo através do canal da Firjan no YouTube, irá debater as principais questões relacionadas à economia azul e seus impactos, além das necessidades de adaptação do setor industrial às novas realidades. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site Ação Ambiental. As palestras em outros idiomas contarão com tradução simultânea.

O presidente da FIEAM, Antonio Silva, destacou a aprovação de projetos para a agroindústria na 301ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS como reflexo do bom momento que vive a autarquia sob a liderança do general Algacir Polsin. A reunião realizada hoje, 3, no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto, na Praça do Centro Cívico, em Boa Vista (RR), avaliou 20 projetos industriais e serviços e dois projetos agropecuários. Os projetos somam investimentos da ordem de R$ 1,7 bilhão e preveem a geração de 832 postos de trabalho.

Como forma de oferecer mais subsídios para o desenvolvimento do setor produtivo, o Observatório da Indústria do SENAI Pernambuco apresentou, na última quinta-feira (2), os resultados da sua primeira Rota Tecnológica. O setor de Confecções e Vestuário foi o primeiro a ser beneficiado com o projeto. Para a elaboração da Rota Tecnológica do Setor de Confecções e Vestuário, foram analisados mais de 1.145 artigos divulgados nos últimos 10 anos, além de mais de 570 patentes.

Ao todo, foram priorizadas cinco tendências, que servirão como norte para possíveis ações a serem desenvolvidas futuramente. Os resultados foram apresentados e validados pelos empresários, especialistas e gestores públicos que participaram do evento realizado na Casa da Indústria. Saiba mais. 

Relacionadas

Leia mais

Brasil no novo modelo das cadeias globais de valor
O melhor presente de Natal: SENAI abre 25 mil vagas para cursos gratuitos e pagos
Novo marco legal desburocratiza mercado de câmbio e simplifica operações de comercio exterior

Comentários