Bel Pesce fala sobre carreiras e inovação em evento do IEL em Palmas

Em bate-papo com estudantes, jovens empreendedores e comunidade em geral, Bel Pesce falou da criação da FazINOVA, seu trabalho no Vale do Silício e de projetos desenvolvidos de forma inovadora

No bate-papo, Bel Pesce falou de suas experiências na criação de uma escola de desenvolvimento de talentos e inovação,o trabalho no Vale do Silício, nos Estados Unidos e de outros projetos

O trabalho e o exemplo de vida de Bel Pesce e o lançamento de seu 4º livro, Sua melhor versão te leva além , levaram a jovem escritora e empreendedora à Palmas na noite da última segunda-feira (30), em palestra voltada ao desenvolvimento de carreiras, objetivo compartilhado com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) , realizador do evento.

Em seu bate-papo com estudantes, jovens empreendedores e comunidade em geral que participaram gratuitamente, Bel Pesce falou de suas experiências que incluem a criação de uma escola de desenvolvimento de talentos e inovação, a FazINOVA, seu trabalho no Vale do Silício (Califórnia, Estados Unidos), região conhecida por abrigar as sedes das maiores empresas de tecnologia do mundo, e de projetos desenvolvidos de forma inovadora. 

A criação de um software de jogos em 2007, quando estagiou na Microsoft, foi um destes projetos. Ela contou que precisou escolher entre oferecer o produto com código fechado, e dessa forma só ela e a equipe detentora do código poderiam criar novos jogos com aquela tecnologia, ou optar por um código aberto a programadores. “A gente resolveu fazer aberto. Mais de 50 mil desenvolvedores fizeram algum programinha. Ao invés de fazermos cinco joguinhos, a gente conseguiu distribuir para o mundo inteiro e fazer 50 milhões”, contou. 

A necessidade de ver as coisas de outra forma, não se prender a “médias” e buscar o autoconhecimento também foram abordados por Bel Pesce. “O mundo tem um problema. Tudo na vida tem uma maneira que a maioria das pessoas fazem. E se você foge dessa maneira, você é considerado lunático e louco. Não é por mal, mas as pessoas querem evitar que você arrisque as coisas”, diz. 

TOUR PELO BRASIL - O formato de lançamento de seu livro, em todas as capitais, também fugiu ao usual que preconiza a realização em, no máximo, cinco estados. A nova ideia foi aceita pelo IEL Nacional, braço da inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) , que a executa desde o início de outubro por meio de seus departamentos regionais. 

“A ideia é despertar nestas pessoas o empreendedorismo que talvez esteja guardado dentro de cada um. A gente não pode pensar só em querer que o estudante, por exemplo, se torne um funcionário. A gente também pode incitá-lo a ser um empreendedor ou mesmo a ter uma postura empreendedora na empresa que ele venha a trabalhar”, explica a superintendente do IEL Tocantins, Roseli Sarmento. 

Os feitos da empresária a colocaram entre os “30 jovens mais promissores do Brasil”, segundo a Revista Forbes. A nova publicação de Bel Pesce trabalha a importância do autoconhecimento para a realização de sonhos e projetos, algo como conhecer o que ela chama de manual de instruções de cada um e explorar, em benefício próprio, a natureza de cada um para chegar à melhor versão. O livro sucede os livros “A Menina do Vale” – que teve mais de dois milhões de downloads, “Procuram-se Super-Heróis” e “A Menina do Vale 2”. 

A Menina do Vale, livro trabalhado com os alunos de Empreendedorismo pelo professor de Gestão e Negócios do Instituto Federal do Tocantins, Emerson Montenegro, motivaram-no a garantir a sua participação e da turma. “Ao saber desse evento vi uma oportunidade única deles escutarem da própria Bel, sua experiência e perceberem as características de um jovem empreendedor com uma jovem empreendedora”, explicou.

Relacionadas

Leia mais

WorldSkills, lições de Bel Pesce e cursos do SENAI
Bel Pesce encerra série de palestras em parceria com o IEL
Ciclo de Palestras

Comentários