Amazonenese ganha certificado de excelência em Vitrinismo na WorldSkills 2015

Maurício Duarte, de 20 anos, criou uma vitrine infantil no tema Games, inspirado nos tradicionais jogos de tabuleiro

Maurício se inspirou em jogos de tabuleiro para montar a vitrine no mundial de profissões

O amazonense Maurício Duarte, de 20 anos, conquistou o certificado de excelência em Vitrinismo na Worldskills 2015, maior evento de educação profissional mundial, encerrado no último domingo (16). O aluno criou uma vitrine infantil no tema Games, inspirado nos tradicionais jogos de tabuleiro.

Na 43ª edição da Worldskils, o Brasil conquistou o 1º lugar no ranking total de pontos e conquistou o maior número de medalhas, sendo premiado em 27 ocupações (11 de ouro, 10 de prata e seis de bronze) e 18 certificados de excelência, com a participação dos seus 56 competidores.

O país dobrou o número de medalhas conquistadas em comparação a Worldskills realizada em 2013, em Leipizig, Alemanha.  Nesta edição, o Brasil reuniu sua maior delegação no mundial com 50 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e seis alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

As atividades nas 50 ocupações foram desenvolvidas pelos 1.200 alunos de instituições de ensino técnico de 62 países que apresentaram técnicas, habilidades e criatividade com padrão de qualidade mundial no exercício das tarefas propostas na competição.

“Participar da WorldSkills foi um sonho que ficará marcado em minha vida profissional. Tudo que passei aqui representa superação, representa o esforço conjunto da minha dedicação ao aprendizado e do comprometimento dos instrutores do SENAI que acreditaram em mim e me deram a melhor capacitação", disse Maurício.

Na ocupação de Vitrinismo, a competidora da Holanda, Nadine Klingen, ficou com a medalha de ouro, Sara Andersosn, da Suécia, conquistou a medalha de prata, e Wen Quek, de Cingapura, recebeu a medalha de bronze.

Para o diretor do SENAI/AM, Aldemurpe Barros, Maurício deu início ao histórico de participações do Amazonas na competição internacional. “Maurício mostrou nosso compromisso com a educação profissional no Amazonas, somando ao que o SENAI faz nacionalmente, com educação de excelência para o ingresso de jovens em áreas industriais e para a elevação da competitividade da indústria brasileira”, disse.

INSPIRAÇÃO EM JOGO DE TABULEIRO - Maurício Duarte cumpriu o desafio na Worldskills 2015 ao criar uma vitrine infantil com o tema games. A vitrine do aluno do SENAI teve como inspiração o jogo de tabuleiro, brincadeira que perdeu espaço nos dias atuais para os jogos digitais. Duarte concebeu projeto que relembrou a utilização de dados nesses jogos em que as crianças pulavam as casas numéricas do tabuleiro de acordo com a numeração alcançada.

Os competidores tiveram quatro dias para desenvolver seus projetos, pintar e fazer revestimentos das vitrines, criar acessórios de madeira, escolher as roupas para três manequins infantis e montar a vitrine real.

Maurício levou quase um ano de intenso treinamento e dedicação para tornar-se o primeiro aluno do SENAI Amazonas e da Região Norte a participar da WorldSkills. O jovem competiu com participantes de outros 10 países (Alemanha, Cingapura, Finlândia, Holanda, Hong Kong, Índia, Letônia, Macao, Reino Unido e Suécia), também representantes de instituições de ensino técnico.

Maurício Duarte ficou poucos pontos atrás do terceiro colocado, porém subiu ao pódio do mais alto nível de conhecimento técnico profissional conquistado por um jovem estudante. O amazonense teve um amplo processo de preparação profissional que trouxe resultados na competição nacional, a Olimpíada do Conhecimento de 2014, em Belo Horizonte (MG), onde foi medalha de ouro. No torneio da Finlândia, em maio deste ano, foi medalha de prata.

LINKS RÁPIDOS
Veja todas as fotos: https://www.flickr.com/photos/cniweb/albums/
Cobertura completa: www.portaldaindustria.com.br/senai/canal/olimpiada_noticias

REDES SOCIAIS
Facebook: www.facebook.com/olimpiadasenai
Twitter: www.twitter.com/SENAI_Olimpiada
Instagram: senaiolimpiada
Periscope: SENAI_olimpiada
Snapchat: SenaiOlimpiada

Relacionadas

Leia mais

Conheça os 31 medalhistas brasileiros da WorldSkills 2015
Vídeo: Cerimônia de encerramento da WorldSkills 2015 é encerrada com muita festa e emoção
WorldSkills 2015 é encerrada com festa e muita animação no Ginásio do Ibirapuera

Comentários