Alunos do SESI Bahia participam do programa Parlamento Jovem Brasileiro

Estudantes do terceiro ano do ensino médio da Escola Djalma Pessoa, em Salvador, tiveram seus projetos de lei escolhidos entre mais de 1600 inscritos de todo o país

Em seu dia como parlamentar, Luciana Moreno, 16 anos, apresentou um projeto para incluir psicopedagogas nas instituições de ensino, visando atender aos jovens com déficit de aprendizagem

Três estudantes do Serviço Social da Indústria (SESI) representaram a Bahia no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), realizado de 23 a 27 de setembro, em Brasília. Os jovens Fernanda Siqueira Vieira, 16 anos,  Luís Henrique de Almeida Silva, 17 anos, e Luciana Moreno Borges, 16 anos, são estudantes do terceiro ano do ensino médio da Escola Djalma Pessoa, em Salvador,  e tiveram seus projetos de lei escolhidos entre os mais de 1600 inscritos de todo o país.

Os alunos experimentaram, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais e vivenciaram o processo democrático, acompanhando de perto como é o processo legislativo. A oportunidade faz parte do programa Parlamento Jovem Brasileiro, oferecido pela Câmara dos Deputados, que escolheu 78 estudantes de todos os estados para atuarem como deputados jovens.

Luiz Henrique propôs um Programa de Desenvolvimento da Cidadania na educação básica

Orientados pelos professores Luiz Luz, de filosofia, e Josegleide Eliotério, de redação, e pela coordenadora pedagógica Gueven de Cassia Simões Brito, os três estudantes elaboraram projetos de leis observando problemas do país que precisam de solução e propuseram possíveis alternativas.

“A participação não valia nota no boletim, mas eles acreditaram em uma ideia e a levaram  diante”, destaca o professor Luiz Luz, responsável por levar o programa a conhecimento dos alunos. “Com essa participação, eles saem da teoria e passam a vivenciar a vida política. É uma forma de dar sentindo ao que aprendem e desenvolver o senso crítico”, completa.

PROJETOS - Ao total, a Secretaria de Educação do estado da Bahia aprovou 24 projetos. Após essa primeira fase, os escolhidos foram encaminhados a Brasília para serem analisados e classificados por uma comissão de assessores legislativos da Câmara dos Deputados. A escolha dos projetos foi baseada em critérios como originalidade, justificativa e clareza.

Projetos voltados para a área de educação representaram o destaque dessa 10° edição do PJB, que somaram 31 dos 78 aprovados. Essa foi a temática escolhida pelos parlamentares jovens Luis Henrique e Luciana Moreno. Ela buscou a inclusão de psicopedagogas nas instituições, visando atender aos jovens com déficit de aprendizagem.

“A maioria dos alunos de escolas públicas são de baixa renda e mais vulneráveis aos problemas sociais. O acompanhamento psicológico é uma maneira de diagnosticar dificuldades de aprendizagem ou distúrbios comportamentais e auxiliaria na busca de soluções”, explica Luciana. Já Luiz Henrique propôs a implantação de um Programa de Desenvolvimento da Cidadania em todas as esferas da educação básica brasileira. Ouça clicando aqui.

Segundo Fernanda Siqueira, responsável pelo projeto de lei que determina a criação de pólos industriais nas cinco regiões da federação, a experiência trouxe bons frutos. “O programa mudou a minha visão sobre a política e saio daqui com um grande conhecimento na área”, conta. A estudante destacou também a importância da atuação dos jovens. “Nós ainda não temos um pensamento maduro sobre como funciona a política, mas temos vontade de mudar o atual cenário do país.”

Relacionadas

Leia mais

Estudantes do SESI são selecionados para participar do Parlamento Jovem Brasileiro 2017
Estudantes do SESI participam em Brasília do Parlamento Jovem Brasileiro
Estudantes do SESI Bahia participam de feira de ciências nos Estados Unidos

Comentários