Alunos do SENAI se unem para criar soluções para problemas urbanos

Questões como resíduos industriais, energia, água e mobilidade passaram pelos projetos desenvolvidos pelos estudantes

Os vencedores do Desafio SENAI de Projetos Integradores comemoram o resultado, em Brasília

Dois mil e quinhentos estudantes de cursos técnicos de nível médio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) trabalharam durante os últimos quatro meses para desenvolver soluções para problemas da vida urbana nas áreas de resíduos industriais, energia, água e mobilidade urbana. É o projeto Desafio SENAI de Projetos Integradores.  Cada proposta foi desenvolvida por grupos de até quatro alunos de, pelo menos, dois cursos técnicos diferentes, com o objetivo de desenvolver a competência de trabalho em equipes multidisciplinares. Na tarde desta terça-feira (15), os mais bem avaliados em cada categoria foram anunciados em Brasília.

Dos projetos inscritos desde maio, 91 passaram para a etapa nacional. Depois disso, uma banca formada por especialistas do SENAI e representantes de empresas como O Boticário, Renault, Quimtia, Inseed Investimentos e FGV/ISAE definiram os melhores com base em critérios de qualidade do projeto, experiência de aprendizagem e viabilidade do negócio. Os vencedores - todos com idade entre 16 e 19 anos - passarão por experiência de imersão de uma semana em empresas que atuam com a área correspondente ao desafio (primeiros lugares) e um curso na área de inovação e empreendedorismo (segundos lugares).

De acordo com o gerente-executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Nacional, Felipe Morgado, a nova metodologia de ensino, que integra alunos de cursos diferentes, é importante para a formação de profissionais para a indústria. “Tomamos o cuidado preparar os docentes envolvidos para que a iniciativa integrasse as situações de aprendizagem trabalhadas em sala de aula”, explica. Dessa forma – diz ele – não se trata de uma atividade extra classe, mas sim uma atividade “intra-classes”.

Os resultados positivos foram constatados não apenas entre os finalistas. A pesquisa de avaliação realizada com os participantes mostrou que 60% deles consideram que aprenderam mais na elaboração dos projetos do que nas outras atividades. Veja a lista dos projetos premiados:

A pastilha é produzida com serragem de madeira e aplicação de resina e verniz

RESÍDUOS INDUSTRIAIS
1º colocado
Pastilha Eco Tablet: a pastilha é produzida a partir da compactação da serragem de madeira com aplicação de resina e verniz, o que a torna impermeável. O produto pode ser utilizado em paredes de banheiros, cozinhas e áreas cobertas. Seu diferencial é o reaproveitamento do material que seria descartado e utilizado como combustível, cuja queima produziria gases de efeito estufa. A equipe é formada por alunos do curso técnico em mecânica e técnico em redes.

ENERGIA
1º colocado
Smart Cover Generator : é uma telha capaz de captar, ao mesmo tempo, a energia solar e a gerada por vibrações mecânicas provocadas pelo vento, pela chuva e por ruídos e, depois disso, transformá-las em energia elétrica. A telha utiliza um filme plástico para captar a energia solar e materiais piezo-elétricos, como cristais, para as ondas mecânicas. A equipe responsável tem dois estudantes do curso técnico em mecânica e dois do curso técnico em elétrica do SENAI de Aracruz (ES).

Darkson Humberto Oliveira Ribeiro, 18 anos, do curso de mecânica, conta que o mais importante da experiência foi a possibilidade de trabalhar com profissionais de diferentes áreas. “A gente buscou sugestões em outras turmas, e contou também com o apoio de todos da equipe. Foi a nossa união que fez o projeto dar certo”, afirma.

ÁGUA
1º colocado
Agrowater: o sistema instala sensores para medida de umidade, temperatura, PH, pressão nas plantações. A partir das informações fornecidas para um sistema em tempo real, é possível fazer a melhor gestão da água para irrigação. Atualmente, as análises são feitas com frequência semanal. Realizado por um estudante de administração, dois de logística e um de informática para internet do SENAI de Maceió (AL), o projeto levou em conta que 70% da água potável do mundo é utilizada para irrigação.

Lucas de Omena Ramos, 17 anos, que integra a equipe, destaca o fato de que um bilhão de pessoas sofrerão com a falta de água até 2050, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). “Analisando esses dois dados, nossa expectativa é que, além da economia de água, seja possível também reduzir o preço dos alimentos”, revela.

MOBILIDADE
1º colocado
Pinhais na Linha Certa: a proposta é utilizar, de forma eficiente, a linha férrea que liga Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, à capital paranaense, com veículos leve sobre trilhos (VLT). O meio de transporte operaria com ideais sustentáveis, energia limpa e adaptação para se integrar a outros modais, como bicicletas. O projeto foi desenvolvido por um grupo de dois alunos de segurança do trabalho e dois de logística do SENAI de Pinhais (PR).

LEIA TAMBÉM

Relacionadas

Leia mais

Ensino médio deve preparar jovens para o trabalho
Alunos do SENAI desenvolvem carro compartilhável não poluente para olimpíada de profissões
Alunos do SENAI vão construir casa inteligente, funcional e sustentável com R$ 50 mil

Comentários