Alunos do Senai recebem noções de segurança no uso de produtos na construção

Palestra ministrada por Leonardo Alexandre de Jesus sobre o tema abordou cuidados necessários no uso de determinados materiais

Como parte do ciclo de palestras voltado aos alunos do curso de edificações da FatecSenai Campo Grande, dezenas de alunos participaram na noite de ontem (19/06), no auditório do bloco novo da instituição de ensino profissional, da palestra "Norton - Segurança de Aplicação e Produtos", realizada por Leonardo Alexandre de Jesus. Ele apresentou produtos utilizados na construção civil, como por exemplo, o disco de corte e desbaste, ressaltando os cuidados que são necessários para a aplicação de determinados materiais.

"O disco de corte é uma ferramenta utilizada principalmente na parte de fundação, no momento de fazer corte de chapas e ferro, tanto na construção civil quanto na metalurgia. É preciso saber como usar esta ferramenta, pois a utilização incorreta pode causar acidentes", declarou Leonardo de Jesus. Ainda durante a palestra, ele mostrou como é a aplicação correta. "Normalmente acidentes ocorrem por imperícia do operador, pois estamos falando de uma ferramenta segura, porém que deve ser usada com critério", orientou.

Para o aluno do curso de edificações da FatecSenai Campo Grande, Gilton Gonçalos de Azevedo, 36 anos, a questão da segurança precisa mesmo ser reforçada. "Este é um ponto de extrema importância. Além disso, também recebemos durante toda a semana orientações de pessoas que já atuam na área e puderam nos esclarecer sobre como é o mercado de trabalho, assim já teremos uma ideia do que nos espera", disse.

O colega dele José Petronilio, 18 anos, compartilha da mesma opinião. "Informação sobre segurança nunca é demais, pois o uso correto das ferramentas impedem que ocorram acidentes que na minha opinião é o maior prejuízo de uma obra", avaliou. Ele também enalteceu a iniciativa da realização do ciclo de palestras, "Está sendo muito importante para nós obtermos mais informações sobre a profissão".

O evento

Para a supervisora do curso técnico de edificações, Luciara Helena de Oliveira, o ciclo de palestras promoveu uma maior integração dos alunos. "Apesar do nível de conhecimento ser diferente todos estão conseguindo absorver bem as informações e também fazer contato com pessoas que já atuam no mercado", disse.

O ciclo de palestras teve início na segunda-feira (17/06) e segue até esta quinta-feira (20/06). Para o ultimo dia estão previstas as palestras "Organização no Canteiro de Obras", "Schnneider - Automação Residencial" e "Geotec - Serviços Tecnológicos na Construção Civil". As palestras são voltadas para os alunos do curso técnico em edificações, mas também estão abertas ao público em geral, tendo por objetivo abordar assuntos ligados ao segmento da construção civil.

Relacionadas

Leia mais

FatecSenai Campo Grande encerra quarta-feira as inscrições do vestibular
Sindivest, FatecSenai e Omega Paper ajustam parceria para qualificação
Vestibular da FatecSenai Campo Grande atrai dezenas de candidatos

Comentários