Alunos do SENAI do Rio são campeões do HackNit, maratona de criação de soluções para desafios de Niterói

Com plataforma de voluntariado, estudantes foram classificados para fase de aceleração do HackBrazil, com mentoria de alunos do MIT/ Harvard

Além de um prêmio de R$ 20 mil, o grupo, com o apoio do HackBrasil, agora está automaticamente classificado para a fase de aceleração online do hackathon nacional

Alunos do SENAI do Rio de Janeiro foram campeões do HackNit, uma maratona de criação de soluções para desafios de Niterói. O resultado do hackathon, promovido pela prefeitura da cidade, foi divulgado neste domingo (26), no Caminho Niemeyer. Três alunos da instituição, ao lado de outros dois participantes, formaram a equipe que criou o “Hago”, uma plataforma para estimular ações de voluntariado no município.

Além de um prêmio de R$ 20 mil, o grupo, com o apoio do HackBrasil, agora está automaticamente classificado para a fase de aceleração online do hackathon nacional, para aperfeiçoar e colocar em prática a ideia que criaram na maratona de Niterói. Com duração de três meses, a fase conta com mentoria de alunos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) / Harvard e profissionais no mercado, workshops e atividades. Os cinco finalistas desta etapa do HackBrazil serão convidados a fazer o seu pitch durante a Brazil Conference, em abril de 2019. O vencedor da maratona nacional ganhará mais de 50 mil reais.

Com um sistema semelhante ao de uma rede social, a plataforma “Hago” permite que voluntários localizem facilmente as ações programadas para melhorias na cidade, se cadastrem para participar e ainda acompanhem os resultados

Com um sistema semelhante ao de uma rede social, a plataforma “Hago” permite que voluntários localizem facilmente as ações programadas para melhorias na cidade, se cadastrem para participar e ainda acompanhem os resultados. “Podem ser iniciativas para qualquer área. Se uma praia estiver muito suja, por exemplo, as pessoas vão poder combinar de se juntar para fazer a limpeza do local através dessa rede”, explica Cristina Gomes, uma das estudantes do SENAI.

A ideia é que a plataforma seja integrada ao SIGeo (Sistema de Gestão de Geoinformação) da prefeitura da cidade. Assim, será possível ver onde estão concentrados os voluntários e direcionar as ações. “Hago significa homem em ação. Queremos um país com mais pessoas em ação, pois só assim será possível melhorar vidas e melhorar o Brasil”, disse Wendel Junior, outro integrante da equipe vencedora, na cerimônia de premiação.

Para Wendel, participar do hackathon será uma vitrine importante para o mercado de trabalho. “Só a oportunidade de participar desses eventos já faz diferença para o nosso currículo. Vencer a etapa de Niterói e ir para o nacional é mais ainda, porque é um evento enorme, onde só as melhores ideias estão chegando. As empresas com certeza vão nos ver com olhos diferentes”, afirma. Ao lado dele e de Cristina, também formaram o grupo o estudante da Firjan SENAI, Lucas Gomes, e os jovens Artur e Pedro.

Relacionadas

Leia mais

SENAI abre matrículas em cursos pagos e gratuitos
Desenvolvimento de startups depende de articulação de instrumentos de apoio, avalia SENAI
Demanda por empregos relacionados à eficiência energética deve triplicar até 2030, aponta pesquisa

Comentários