Alunos do Amapá participam de desafio tecnológico no Festival SESI de Robótica

Eles criaram robô capaz de garimpar minérios em missão espacial no Torneio SESI FIRST Tech Challange, uma das três competições do festival. Evento termina nesta sexta-feira (17), no Rio de Janeiro

Estudantes competem no FIRST Tech Challenge (FTC)

Com a missão de desenhar, programar e construir um robô capaz de executar tarefas guiado por controle remoto e também de forma autônoma, estudantes do Amapá participam do Festival SESI de Robótica, até domingo (17), no Rio de Janeiro.

A equipe é composta por seis alunos do Ensino Médio articulado à Educação Profissional (EBEP) do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Durante o Festival, Ana Pontes, Rafaela Fernandes, José Evaldo, Enzo Enrike, Luan Patrick e Jorge Alex, que compõem a equipe Marco Zero Enterprises competem no Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge (FTC) com outras 15 equipes. A disputa inédita de robótica no Brasil estimula estudantes do ensino médio, com idade entre 12 e 18 anos, a resolverem problemas de forma inovadora e divertida.

O FTC incentiva o desenvolvimento de habilidades como comunicação, resolução de conflitos, tomada de decisões e raciocínio lógico, e inspira jovens a seguir carreira no ramo da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O cenário da competição consiste em uma nave espacial que caiu em um planeta. A partir disso, os robôs saem da nave e devem garimpar minérios pelo local. Com os minérios, eles têm de voltar para suas naves. As equipes com maior pontuação vão avançando para as etapas finais.

Os pontos obtidos por meio dos robôs não são o único critério de avaliação. São realizados outros testes, como a própria construção do robô e a elaboração de um caderno de engenharia, contendo todas as ações que a equipe fez ao longo do tempo.

A equipe vencedora estará classificada para o FIRST Tech Challenge mundial, que será realizado entre os dias 17 e 20 de abril, em Houston, nos EUA.

Equipe do Amapá pronta para o torneio SESI de robótica

Apesar da disputa acirrada, o professor de Matemática e Robótica do SESI Amapá, Edgar Isacksson, está confiante de que os alunos vão conquistar uma boa colocação. “Nossa expectativa é boa, pois nossos jovens são bem maduros e já têm participação em outras competições de robótica", explicou. 

Para a estudante Ana Pontes, a competição estimula ainda mais o gosto pela tecnologia. Para ela, o ensino adotado pelo SESI é fundamental para a participação da equipe na FTC. “Durante o ano letivo, temos o acesso à tecnologia e a diversos torneios de robótica e de programação. Nossa escola tem uma metodologia de ensino moderna, que colabora para o nosso crescimento pessoal e nos prepara para o futuro”, contou Ana. 

REDES SOCIAIS - Acompanhe a cobertura completa do Festival aqui na Agência CNI de Notícias e nos perfis do Torneio no Instagram e Facebook. Todas as fotos estão no Flickr da CNI.

SAIBA MAIS - Quer saber mais sobre robótica? Acesse o site do Festival de Robótica.

FESTIVAL SESI DE ROBÓTICA
Quando: 15 a 17 de março 
Aberto ao público apenas nos dias 16 e 17
Horário de visitação: 16/03 - sábado:
9h às 18h / 17/03 - domingo: 9h às 16h
Onde: Pier Mauá - Rio de Janeiro
ENTRADA GRATUITA

Relacionadas

Leia mais

Já pensou em comer pasta de dente? Alunos do SESI Paraná desenvolveram o produto
Jogos de tabuleiro são utilizados como estratégia de ensino no SENAI
Entenda como funcionam as três competições do Festival SESI de Robótica

Comentários