Jogos de tabuleiro são utilizados como estratégia de ensino no SENAI

A iniciativa busca despertar nos alunos o espírito de liderança, negociação, comunicação, controle de riscos e tomada de decisões

Para contribuir no desenvolvimento de competências necessárias exigidas no mundo do trabalho, os alunos do curso técnico em Administração, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) na Paraíba, estão utilizando em sala de aula uma forma de entretenimento bastante conhecida, porém, não tão utilizada no processo de ensino e aprendizagem. A docente Karoline Pombo Diniz, responsável pela disciplina Prática Profissional Simulada, utiliza o “jogo de tabuleiro” com a finalidade de despertar nos estudantes, a necessidade de desenvolver estratégias de liderança, negociação, comunicação, controle de riscos e tomada de decisões.

Em plena era da tecnologia, voltar-se para jogos de tabuleiro pode parecer um retrocesso. Mas, embora esses jogos não tenham nada de virtual, a presença física e a interatividade dos seus participantes têm uma grande vantagem. O jogo de tabuleiro essencialmente contribui para o desenvolvimento do pensamento tático e essa habilidade pode ser usada para os negócios.

Desta forma, Karoline faz uma analogia entre as estratégias utilizadas no jogo de tabuleiro e algumas situações dentro da empresa. “De maneira didática, a metodologia busca levar os alunos a perceber que na composição de um plano de negócio, por exemplo, ao utilizar uma estratégia de negócio errada, dificilmente terá sucesso nos resultados”, ressaltou.

Com a adoção de novas metodologias de ensino, o SENAI da Paraíba busca elevar a qualidade dos cursos de educação profissional, que são avaliados, semestralmente, pelo Sistema de Avaliação da Educação Profissional – SAEP, uma ferramenta nacional da instituição que está presente desde a concepção do curso até o momento que o egresso do SENAI se encontra no mercado de trabalho.

VEJA TAMBÉM - Para saber mais sobre os cursos que o SENAI oferece, acesse o site Mundo SENAI. Média salarial, escolas mais próximas e possíveis profissões são algumas das informações que constam no portal. Além disso, a ferramenta de Orientação Profissional ajuda a identificar quais os cursos que melhor se encaixam no seu perfil. Confira!

Relacionadas

Leia mais

É curso que você quer? Então aproveite a folia de vagas do SENAI
VÍDEO: Veja como o SESI e o SENAI estimulam a inovação em sala de aula e nas indústrias
Plataforma Mundo SENAI é apresentada em evento mundial da IBM, nos Estados Unidos

Comentários