Acessibilidade na educação e nas empresas para inclusão de surdos no mercado de trabalho

Em live do Dia da Educação de Surdos, representantes do SENAI e o youtuber Beto Castejon compartilham avanços e desafios para empregabilidade de pessoas com deficiência auditiva

Em comemoração ao Dia da Educação de Surdos, celebrado dia 23 de abril, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) promoveu, nesta terça-feira (27),  uma live para falar da acessibilidade nas escolas e no mercado de trabalho.

Participaram do bate-papo o influenciador, designer gráfico e youtuber Beto Castejon; Denise Molina, coordenadora do Programa SENAI de Ações Inclusivas em Mato Grosso; e Carlos Braguini, gerente de educação do SESI e SENAI/MT. O gerente de Tecnologias Educacionais do SENAI, Luiz Eduardo Leão, mediou a transmissão, que teve tradução simultânea em Libras, pelos intérpretes Fádia Pereira e Lucivan Fernandes.

Leão iniciou a conversa destacando que, oferecidas todas as condições de acessibilidade, os profissionais surdos conseguem mostrar sua competência e a contribuição que têm para dar às empresas: “Há estudos que comprovam que equipes multidisciplinares são mais produtivas”. Ao compartilhar sua história, Beto reconheceu que, apesar dos avanços conquistados pela comunidade surda nos últimos anos, a luta continua.


“A legislação de libras foi importante e é preciso respeitar esse direito, ter na sala um intérprete. Assim consegui me formar, me aperfeiçoar e desenvolver meu trabalho. O que faço nas redes sociais é muito importante”, ressaltou o youtuber.


Contudo, ainda prevalecem as dificuldades para o surdo conseguir uma vaga de trabalho e ser valorizado. “Às vezes, trabalhando na empresa, as pessoas não cumprimentam, não conversam, não sabem interagir”, lamentou.

Adaptações no ambiente de trabalho

Para Carlos Braguini, o tema diversidade faz parte do nosso dia a dia e não há prosperidade e futuro sem inclusão. “Instituições de educação e as empresas do país precisam romper barreiras e inserir a inclusão no DNA, nos valores, nos processos seletivos. Ainda existem aquelas que preferem pagar a multa a incluir as pessoas. E não é só cumprir uma cota, mas tornar essas pessoas produtivas, o que não acontece da noite para o dia. Tem que adaptar ambientes, materiais”, exemplifica.

Convidados destacam que, apesar da inclusão estar prevista em lei e trazer mais produtividade para equipes, ainda existem barreiras

“Eles têm uma percepção aguçadíssima e são pragmáticos, lógicos, sinceros. Precisam de alguém para mediar um pensamento e desejo, mas isso não os abala”, observa Denise Molina, primeira intérprete do SENAI/MT – função que exerceu com a primeira formanda surda em pedagogia do estado. De acordo com a especialista, é a própria sociedade que coloca barreiras na comunicação, que acaba se tornando o único impedimento para os surdos estarem onde quiserem.

Os representantes do SENAI lembraram que a instituição pode apoiar as empresas com assessoria inclusiva para entender as necessidades da pessoa com deficiência e quais competências profissionais ela pode desenvolver com os cursos de qualificação e aperfeiçoamento.

“O primeiro passo, independentemente de ter deficiência, é se qualificar, desenvolver habilidades e estar pronto para as melhores oportunidades”, defende Braguini, que lembra dos programas de aprendizagem, em que o aluno faz o curso técnico no SENAI e já é empregado, com um contrato de até dois anos, dentro das cotas da empresa para jovens aprendizes.

Outra iniciativa é o SENAI LIBRAS App, glossário com aproximadamente 1.000 termos técnicos acessíveis em formato 3D para apoiar docentes, alunos e profissionais do SENAI. A ferramenta traduz os termos técnicos da língua portuguesa relacionados à educação profissional e à indústria para Libras.

Cursos on-line e mais de 4 mil matrículas na pandemia

No ano passado, em meio a pandemia e a todos os obstáculos do ensino remoto, o SENAI registrou 4.388 matrículas de alunos com deficiência auditiva. Para garantir o Ensino a Distância (EaD), a instituição adaptou cursos on-line para estudantes surdos, com serviço de transcrição para Libras. Jovens de diferentes estados puderam fazer os cursos de “Qualificação Profissional: Assistente Administrativo” e o “Aperfeiçoamento Profissional: Qualidade de Atendimento ao Cliente”. E o objetivo é ampliar a lista de opções.

Esse trabalho, de formar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, começou há duas décadas. A instituição estruturou o Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) um ano antes do reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão - o que ocorreu por meio da Lei 10.436, de 2002. 

Em 2005, o país teve mais um avanço, com a regulamentação e a inclusão de Libras como uma disciplina curricular obrigatória na formação de professores surdos, professores bilíngues, pedagogos e fonoaudiólogos. De lá para cá, o SENAI realizou uma série de ações para contribuir com a formação técnica e profissional dos mais de 10 milhões de brasileiros que têm alguma característica relacionada à surdez, ou seja, 5% da população, segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020.

Referência em educação profissional e técnica, com mais de 600 cursos de 39 áreas tecnológicas da indústria, o SENAI pretende inspirar e ser modelo de escola para todos, considerando a singularidade linguística de cada pessoa. Entre 2007 e 2020, foram 238.000 matrículas de alunos com algum tipo de deficiência.

Relacionadas

Leia mais

Inovações de acessibilidade para pessoas com deficiência
SENAI desenvolve cursos EaD para alunos da educação especial
Ensino de Libras promove inclusão dentro do ambiente de trabalho

Comentários