
Nesta semana, o Instituto SENAI de Inovação em Biomassa, em parceria com a Natura e apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), firmou um acordo para desenvolver soluções tecnológicas a partir do reaproveitamento de resíduos agrícolas na Amazônia.
A união busca agregar valor às cadeias produtivas da região, com foco em benefícios socioeconômicos e ambientais.
Já em Rondônia, uma aluna com deficiência visual da Escola do Serviço Social da Industria (SESI) passou a compreender as Leis de Kepler de forma prática e acessível graças a um modelo didático desenvolvido com impressão 3D.
A iniciativa é do professor de ciências da natureza, que contou com o apoio da própria estudante para adaptar o material ao toque.
Quer saber mais? Confira agora no Brasil Indústria, coluna da Agência de Notícias da Indústria que traz, toda sexta-feira, os principais destaques dos estados.
SENAI-MS e Natura firmam parceria para o aproveitamento de biomassa
O Instituto SENAI de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa), localizado em Três Lagoas, firmou uma nova parceria com a Natura, com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
O projeto tem como objetivo desenvolver soluções tecnológicas a partir do aproveitamento de resíduos agrícolas e agroindustriais, gerando valor para as cadeias produtivas da Amazônia com impacto socioeconômico e ambiental positivo.
A Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta), fornecedora de insumos para a cadeia de cosméticos da Natura, também participa da iniciativa, oferecendo suporte local e contribuindo com a tomada de decisões ao longo do processo.
Saiba mais sobre o projeto no site do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Mato Grosso do Sul (SENAI-MS).
Impressão 3D é utilizada para ensinar as Leis de Kepler à aluna com deficiência visual
A escola do Serviço Social da Indústria (SESI) em Porto Velho desenvolveu um recurso didático com impressão 3D para facilitar o ensino das Leis de Kepler (leis do movimento planetário) a uma aluna com deficiência visual.
O material foi desenhado pelo professor de ciências da natureza e aprimorado com sugestões da própria estudante, que testou o modelo e contribuiu com melhorias para tornar o conteúdo mais acessível ao toque.
O objetivo é permitir que ela compreenda, por meio da percepção tátil, conceitos antes transmitidos apenas de forma oral. Veja mais detalhes no site da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO).
FIEPA lança edital de apoio a sindicatos filiados
A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) lançou o edital da 1ª edição do Projeto Vitrine da Indústria na Amazônia, iniciativa que visa dar visibilidade a boas práticas, produtos e serviços dos sindicatos das indústrias paraenses com foco em sustentabilidade, inovação e valorização do mercado local.
As inscrições devem ser feitas via e-mail e estão abertas até o dia 18 de abril. Os selecionados ocuparão vitrines físicas no hall da Federação, promovendo práticas alinhadas aos pilares ESG (ambiental, social e governança) e aos princípios da economia verde.
O projeto também busca estimular o comércio local, fortalecer a identidade industrial do Pará e gerar oportunidades de negócios intersindicais. Veja o edital e mais detalhes da seleção no site da FIEPA.
Qualifica Paraná leva escolas móveis do SENAI a 20 cidades
O Projeto Qualifica Paraná está com vagas abertas em abril para cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos por meio das Escolas Móveis do SENAI. Ao todo, 20 municípios serão atendidos com capacitações práticas em áreas de alta demanda da indústria, como elétrica, mecânica e panificação.
Os cursos serão ministrados por técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e realizados diretamente nas cidades participantes. Para se inscrever, é necessário ter 16 anos (ou 18 anos, conforme o curso). As inscrições devem ser feitas pelo site.
Para mais informações, acesse o site do SENAI-PR.
SESI-SP abre inscrições para exposições de Artes Visuais em 2026
De 9 de abril a 18 de maio, artistas poderão inscrever propostas em artes visuais para exposições individuais ou coletivas, em diferentes formatos e linguagens.
As obras selecionadas integrarão a programação de 2026 em unidades do Serviço Social da Industria de São Paulo (SESI-SP) na capital e interior. A convocatória contempla diversas modalidades expositivas, incluindo espaços da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
Serão aceitas obras inéditas ou já exibidas, além de criações site-specific (criadas especialmente para os espaços expositivos em questão). As inscrições devem ser feitas por meio do site oficial.
Veja mais detalhes no site do SESI-SP.
SENAI-BA e Ford oferecem curso gratuito de programação front-end em Salvador
A Ford, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (SENAI-BA), está com inscrições abertas para um curso gratuito de programação front-end, voltado a pessoas em vulnerabilidade social que desejam iniciar carreira no setor de tecnologia.
São 90 vagas, distribuídas em turmas diurnas, com aulas presenciais em Salvador. Ao final do curso, participantes com rendimento igual ou superior a 70% receberão certificado de conclusão.
As inscrições vão até o dia 11 de abril e devem ser feitas pelo site oficial da Ford.
SESI-PE oferece 300 vagas gratuitas para Educação de Jovens e Adultos
O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) está com 300 vagas gratuitas abertas para a educação de jovens e adultos (EJA), com início das aulas previsto para 5 de maio. São 100 vagas para o Ensino Fundamental e 200 para o Ensino Médio, com duração de 12 meses.
As aulas serão realizadas de forma online ou semipresencial, nas unidades de Caruaru e Vasco da Gama (Recife).
As inscrições podem ser feitas até 28 de abril (ou enquanto houver vagas), pelo site do SESI-PE ou diretamente nas unidades.
Como participar do Brasil Indústria?
O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela Agência de Notícias da Indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: agenciacni@cni.com.br.
