VÍDEO: Minuto da Indústria mostra que consumidores estão mais confiantes

Pesquisa da CNI indica que melhoraram as expectativas em relação à inflação, ao emprego e à renda pessoal

A experiência pedagógica do novo ensino médio foi tema de um debate, ao vivo no Facebook do SENAI, entre a ministra interina da educação, Maria Helena Guimarães, e o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi. Ela afirmou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já deve ter mudanças para acompanhar as novas diretrizes da reforma aprovada no ano passado pelo Congresso Nacional. 

A primeira turma da experiência pedagógica realizada por SESI e SENAI de implantação do novo ensino médio envolve 222 alunos. O piloto começou na segunda-feira (29), em Aparecida de Goiânia (GO). O projeto terá início em outras turmas até 15 de fevereiro no Espírito Santo, na Bahia, em Alagoas e no Ceará. Ao final de três anos, os estudantes terão dois diplomas: de conclusão do ensino médio e de Técnico em Eletrotécnica. 

O Minuto da Indústria mostra também que o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) fez aniverário esta semana. Ao longo de 49 anos, o instituto aproximou a indústria da universidade, além de ajudar a melhorar a gestão das empresas nacionais e incentivar a inovação. Em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o IEL é responsável por operacionalizar a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Lançada em 2008, a MEI atua para que empresas inovem cada vez mais.

Outro destaque da semana é o aumento da confiança dos brasileiros no começo de 2018. Eles melhoraram as expectativas em relação à inflação, ao emprego, à renda pessoal, ao endividamento e à situação financeira, segundo o Índice Nacional da Expectativa do Consumidor (INEC) da CNI. O índice alcançou 102,9 pontos em janeiro. O indicador aumentou 2,4% na comparação com dezembro de 2017, mas está 4,7% abaixo da média histórica, que é de 108 pontos. 

SAIBA MAIS - O Minuto da Indústria é uma produção da Agência CNI de Notícias veiculado todas as sexta-feiras. O vídeo traz os principais assuntos que foram destaque na semana sobre a indústria brasileira e internacional. Acompanhe!

Relacionadas

Leia mais

Enem 2020 vai mudar para acompanhar novo ensino médio, diz ministra substituta da Educação em debate no SENAI
Brasileiros começam o ano mais confiantes, mostra pesquisa da CNI
IEL completa 49 anos focado na inovação

Comentários