Serviços de saúde estão entre os mais criticados pela população, revela CNI-Ibope Especial

Entre os 13 tipos de serviços avaliados, os brasileiros consideram adequados apenas quatro: correios, fornecimento de energia, de água e iluminação pública

A população avalia que a maioria dos serviços públicos é de baixa qualidade. Entre os 13 tipos de serviços avaliados, os brasileiros consideram adequados apenas quatro: correios, fornecimento de energia, de água e iluminação pública. Os serviços com a pior avaliação são os de segurança pública, os postos de saúde e hospitais e o transporte público. As informações são da Edição Especial da Pesquisa CNI-Ibope, divulgada nesta quinta-feira (25) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

De acordo com o levantamento, 87% dos entrevistados consideram muito baixa ou baixa a qualidade dos serviços de segurança pública. Essa também é a avalição dos serviços prestados por postos de saúde e hospitais. A qualidade do transporte público é baixa ou muito baixa para 73% dos entrevistados. Em seguida, com 67% das respostas de qualidade baixa e muita baixa, aparece a educação fundamental e o ensino médio. 

-->"A sociedade tem demandas que o governo não está atendendo", avaliou o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca. Segundo ele, as manifestações confirmaram problemas que já haviam sido identificados em edições anteriores da Pesquisa CNI-Ibope. "Há muito tempo, os serviços de saúde, a segurança pública e a educação são mal avaliados pela população", lembrou Fonseca. 

Além disso, mais de 50% dos entrevistados consideram muito baixa ou baixa a qualidade do atendimento à população nas repartições públicas, a conservação de ruas e avenidas, as estradas, a limpeza urbana e a educação superior. 

TRIBUTOS E APLICAÇÃO DE RECURSOS – Mesmo assim, a população acredita que os governos arrecadam o suficiente para prestar serviços de boa qualidade. Oitenta e sete por cento dos entrevistados concordam totalmente ou em parte com a afirmação de que o governo já arrecada muito e não precisa aumentar mais os impostos para  melhorar os serviços públicos. 

"A percepção da população é que o governo tem dinheiro suficiente. Mas não consegue oferecer bons serviços porque a gestão e a distribuição dos recursos são inadequadas", afirmou Fonseca. 

Para 83%, considerando o valor dos impostos, a qualidade dos serviços públicos deveriam ser melhores no Brasil. Além disso, 91% da população acha que os impostos pagos no país são altos ou muito altos. 

De acordo com a CNI-Ibope Especial, os brasileiros consideram que os recursos públicos são mal aplicados pelos governos. Setenta e quatro por cento da população consideram que os recursos públicos são muito mal ou mal utilizados pela presidente e pelos ministros. “Esse percentual é igual ao referente ao governador e seus secretários”, diz a pesquisa. “No caso dos prefeitos e seus secretários, na média nacional, 70% considera que os recursos são mal ou muito mal utilizados”, completa o levantamento. 

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CNI-Ibope Especial - Serviços públicos

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