SENAI disponibiliza simulador de energia fotovoltaica que informa custos do investimento

Informar a existência de outras fontes de energia renováveis é um dos objetivos da plataforma

"Ao invés de se aborrecerem ao receberem a conta de luz, eles passaram a comemorar a economia obtida após implantarem o sistema próprio de geração de energia elétrica", explica o gerente do SENAI Empresa, Thales Saad

Com o aumento significativo nas contas de energia devido ao aumento do consumo e à crise hídrica que o Brasil vive, tem crescido o interesse de diversos setores para novas fontes de energia, entre elas a energia solar. Atento a essa demanda, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Mato Grosso do Sul disponibiliza um simulador de energia fotovoltaica por meio deste link para que os interessados possam se informar sobre os custos e vantagens do investimento.

Segundo o gerente do SENAI Empresa, Thales Saad, por meio de um questionário simples é possível identificar a potência do sistema fotovoltaico que deve ser instalado, bem como a produção mensal, a quantidade de placas e qual o valor de investimento.

“Além disso, o próprio relatório gerado informa benefícios, como a facilidade de pagar o investimento por meio da economia realizada na conta de energia, a proteção da conta contra aumentos na tarifa energética, valorização do imóvel, além do compromisso com o meio ambiente”, afirmou. Ele acrescentou que ainda apesar do interesse crescente por fontes de energia renovável, ainda existe muita desinformação sobre o assunto.

“As pessoas ainda ficam receosas em fazer um investimento alto e não sabem que ele pode ser pago em poucos anos. Então esse simulador é bacana para disponibilizar essas informações de forma fácil e rápida para quem tenha interesse”, completou.

Ainda conforme Thales Saad, o SENAI Empresa ajuda o interessado a gerar sua própria energia elétrica com a instalação de placas fotovoltaicas. “Além da simulação da planta de geração necessária para suprir a demanda por energia elétrica da unidade consumidora entre o portfólio das energias renováveis, elaboramos o anteprojeto e consultamos preço com 33 empresas parceiras para implementação dos sistemas de geração. Isso sem falar que temos os melhores preços e condições comerciais”, destacou.

Para ele, a experiência nessa linha de ajuda tem garantido grande satisfação dos consumidores de energia elétrica. “Ao invés de se aborrecerem ao receberem a conta de luz, eles passaram a comemorar a economia obtida após implantarem o sistema próprio de geração de energia elétrica, utilizando como matéria prima a luz solar”, concluiu.

Relacionadas

Leia mais

Instituto SENAI de Inovação tem infraestrutura para projetos de geração de energia
Jogos de tabuleiro são utilizados como estratégia de ensino no SENAI
SENAI premia projetos inovadores de todo o Brasil

Comentários