Reforma tributária: 14 economistas de renome explicam por quê a proposta é importante

A aprovação da PEC 110 terá efeito muito positivo sobre a produtividade e o potencial de crescimento do país, além de contribuir para a redução das desigualdades sociais e regionais

Um grupo de 14 importantes economistas brasileiros divulgou carta “A favor de uma reforma abrangente da tributação do consumo”. No documento, eles explicam que: a substituição do ICMS, o ISS, o IPI e as contribuições para o PIS e a Cofins por um ou dois impostos sobre o valor adicionado (IVA) “terá um efeito muito positivo sobre a produtividade e o potencial de crescimento do país, além de contribuir para a redução das desigualdades sociais e regionais”. Veja a carta abaixo.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) também defende a aprovação da PEC 110, em tramitação no Senado, por entender que a proposta tem o potencial de ampliar o crescimento econômico e reduzir as desigualdades. Neste momento, de baixo crescimento econômico, a população é a mais atingida com redução de renda e de emprego. 

Diversos estudos mostram que a PEC 110 vai acelerar o crescimento do País. Entre eles, o da UFMG que calcula o crescimento adicional do PIB brasileiro em 12% em 15 anos. Em valores atuais, esse acréscimo representa R$ 1 trilhão a mais no PIB, o que dá um ganho adicional de R$ 400 por mês para cada brasileiro. Com mais crescimento, PEC 110 garante mais empregos também. O mesmo estudo aponta aumento de 7,5% nos empregos. 

“Ao aprovar a PEC 110, o Congresso vai contribuir para que os brasileiros tenham melhores condições de vida, com mais emprego e renda. Manter o sistema tributário atual significa impedir que a população brasileira tenha melhor qualidade de vida”, diz o gerente-executivo de Economia, Mário Sérgio Teles.

Relacionadas

Leia mais

Reforma tributária a caminho
Líderes destacam a importância da reforma tributária dentro da Agenda Legislativa
“Reforma Tributária é fundamental para acelerar ritmo de crescimento”, diz presidente da CNI

Comentários