Proleite fortalece produtores de leite alagoanos

Pequenos produtores de leite terão acesso a informações úteis para o desenvolvimento de seus negócios

Um evento democrático, que proporciona, principalmente aos pequenos produtores de leite, oportunidades de acesso a informações úteis para o desenvolvimento de seus negócios. Aberto nesta quarta-feira, 24, o 15° Seminário e Exposição para Produtores de Leite e Derivados de Alagoas (Proleite) está sendo realizado no Parque da Pecuária, em Maceió, e segue até esta quinta-feira, 25, com palestras e minicursos.

Na sequência do Proleite, que este ano volta a integrar a programação da Expoagro, o 8° Concurso de Produtos Lácteos premia, no sábado, 27, os melhores produtos de laticínios escolhidos pelos jurados. Em nome do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), industrial José Carlos Lyra de Andrade, o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Marben Loureiro, destacou a importância dos conhecimentos que serão repassados durante o seminário.

“Nestes quinze anos do Proleite, temos buscado inovar e ouvir os produtores de leite para definir os temas a serem abordados aqui. Todos serão beneficiados com as palestras e os minicursos”, afirmou. Em seguida, o diretor administrativo-financeiro do Sebrae (parceiro do Senai), Roberval Cabral, disse que o Proleite aproxima os produtores das instituições e os torna mais conscientes do que elas podem fazer para o desenvolvimento da cadeia produtiva.

Formalização

O presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, destacou a formalização de cerca de 300 pequenos produtores como o maior desafio para a cadeia produtiva do leite no Estado. Segundo ele, apenas 40 estão no mercado de maneira formal, e atrair os informais vai facilitar o trabalho por uma produção que atenda aos padrões de qualidade.

A seca, disse Aldemar, deve provocar uma queda de 30% na produção do Estado, que em 2011 chegou a 292 milhões de litros, ou 0,9% do leite produzido no País. “Mas vamos contornar essa situação”, disse, otimista, ao apontar alternativas como o bagaço de cana para alimentar o gado, diante da escassez da palma forrageira, e as melhorias genéticas. A CPLA vai trazer 150 pequenos produtores para as palestras do Proleite desta quinta-feira.

O presidente do Sindicato Rural da Bacia Leiteira de Alagoas (Sindileite), André Ramalho, destacou que o Proleite é uma oportunidade que os produtores terão para se tornar mais eficientes na convivência com os problemas da seca, num ano em que os municípios da bacia leiteira alagoana tiveram metade do volume de chuvas esperado e, mesmo assim, de maneira irregular.

O secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior, ressaltou que a discussão de temas que envolvem o pequeno negócio é importante para o desenvolvimento do setor. Ele destacou a atuação do Sistema Fiea e do Sebrae junto aos produtores e falou sobre projetos do Estado como o Polo de Tecnologia do Leite, que será construído em batalha.

Com investimento de R$ 8 milhões, o polo contará, na sua estrutura, com laboratório de qualidade e desenvolvimento de produtos, análise de condições meteorológicas e espaço para cursos e palestras. “É um legado para o Estado, que terá condições de voltar a ser referência nacional na produção leiteira”, disse Marinho.

Realizado pelo Senai, com a parceria do Sebrae, o Proleite tem o apoio do Sindileite, Sileal, Associação dos Criadores de Alagoas, Faeal, Seagri e Ministério da Agricultura.

Relacionadas

Leia mais

Ação do Sesi contribui com morador no combate à proliferação do mosquito da dengue
Governo vai dificultar proliferação de sindicatos
SENAI inaugura novos Institutos de Inovação

Comentários