Por que a depreciação acelerada é boa para a indústria? (#Ep. 111)

O Economia em 60 segundos desta semana explica o que é a depreciação acelerada e como ela pode ajudar com a competitividade da indústria

O que é depreciação acelerada? O que foi esse projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados? Por que precisamos trocar os equipamentos industrias? 

Hoje, o parque fabril brasileiro tem uma média de 14 anos de idade, com 38% das máquinas em idade próxima ou que já passou do ciclo de vida. A verdade é que nossa indústria tem equipamentos que precisam ser atualizados.

E é aí que entra a depreciação acelerada como uma forma de solução para a troca de maquinarias. Afinal, toda indústria, quando adquire um bem capital, pode abater o valor nas declarações futuras de tributos e isso pode ajudar na hora de fazer novos investimentos. 

A  Confederação Nacional da Indústria (CNI) acredita que esse é o caminho para uma indústria mais competitiva. Leia todos os detalhes no poscionamento da CNI: Depreciação acelerada vai ampliar capacidade produtiva e modernizar o parque fabril, avalia CNI. 

Quer conhecer os benefícios desse projeto? O episódio #111 do Economia em 60 segundos explica o que é a depreciação acelerada, como ela pode ajudar com a competitividade da indústria e muito mais. 

Economia em 60 segundos

Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender.

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo SoundcloudSpotify e Deezer.

Relacionadas

Leia mais

Por que mais investimentos são bons para empresas e para a economia (#Ep. 110)
O que é paridade salarial e onde ela pode nos levar? (#Ep.109)
Os recordes da biomassa e de outras energias renováveis no Brasil (#Ep.108)

Comentários