Foi um ano inteiro sem cortes, mas o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central quebrou o jejum nesta semana e reduziu os juros para 13,25%. O efeito negativo da taxa de juros alta na economia tem sido percebido. A produção da indústria de transformação caiu 1,5% na comparação de junho deste ano com junho do ano passado.
Antes da decisão do Copom, a taxa estava em 13,75%, ou seja 4,8 pontos percentuais acima da taxa neutra, patamar em que não estimula nem desestimula a atividade econômica.
Por isso, a Confederação Nacional da Indústria entendeu que o corte de juros foi acertado e espera que venham novas e mais intensas reduções nos próximos meses se a inflação continuar sob controle.
Leia mais: CNI considera acertada queda de 0,5 na taxa básica de juros
Economia em 60 segundos
O Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender.
O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo Soundcloud, Spotify e Deezer.