Alívio na inflação? O que a CNI prevê para economia em 2023 (Episódio #83)

Nesse episódio, o podcast Economia em 60 segundos fala sobre a perspectiva da indústria sobre a alta de preços

O IPCA, principal índice que mede os preços no Brasil, ficou em -0,08% em junho, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas o que esse recuo na inflação quer dizer? Vai ficar mais fácil pagar as contas em 2023?

No Informe Conjuntural publicado nesta semana, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que a inflação vá ficar em 4,9% neste ano, um alívio em relação ao ano passado, mas acima da meta de 3,25% do Banco Central.

Os alimentos e os bens industriais, como eletrodomésticos, são os que mais têm contribuído para a desaceleração da inflação neste ano. Não quer dizer que as coisas estão ficando mais baratas, mas que os aumentos nos preços nesses grupos estão mais modestos.

Para saber mais sobre as previsões econômicas da CNI para 2023, acesse a reportagem sobre o informe conjuntural na Agência de Notícias da Indústria.

O que é o Economia em 60 segundos?

Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender. 

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo SoundcloudSpotify e Deezer.

Relacionadas

Leia mais

CNI projeta crescimento de 2,1% do PIB em 2023
#51 – O que é e como está o PIB do Brasil?
Confiança da indústria aumentou, mas condições econômicas ainda não agradam

Comentários