Norte Pioneiro do Paraná tem certificação de indicação geográfica

A área, que envolve 45 municípios, reúne 7.500 cafeicultores responsáveis pela produção de cerca de 1,3 milhão de sacas por ano

O café especial produzido na região do Norte Pioneiro do Paraná, na divisa com São Paulo, recebeu a certificação de Indicação Geográfica Procedência (IGP) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A área, que envolve 45 municípios, entre eles Jacarezinho, Cornélio Procópio e Wenceslau Braz, reúne 7.500 cafeicultores responsáveis pela produção de cerca de 1,3 milhão de sacas por ano. O volume corresponde a 50% da produção paranaense de café.

Com temperaturas médias anuais de 19 a 22°C e altitudes que variam de 500 a 900 m, o Norte Pioneiro se revelou uma área propícia ao cultivo. Segundo o Embrapa Café, essas condições dão origem a grãos que resultam em uma bebida de doçura intensa, suavidade, corpo equilibrado, acidez cítrica agradável e aromas de chocolate, caramelo e floral cítrico.

O selo de indicação geográfica atribui identidade ao produto, garantindo origem, processos de produção e características sensoriais do café produzido no território. Além do Paraná, apenas outras duas regiões produtoras de café no Brasil detêm o registro oficial: o Cerrado Mineiro e a Serra da Mantiqueira, ambas em Minas Gerais.

Relacionadas

Leia mais

Máquina desenvolvida no Senai Paraná é solução inédita para resíduos industriais
VÍDEO: Instituto de Inovação em Eletroquímica no Paraná atua na área de nanotecnologia e muito mais
Aplicativo de competidores do SENAI no Paraná chama a atenção de investidores

Comentários