Medo do desemprego diminui e satisfação com a vida aumenta

Na avaliação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), apesar da melhora nos indicadores, a situação ainda é considerada crítica

Índice de Medo do Desemprego alcançou 61,2 pontos em setembro, valor  6,7 pontos inferior ao de junho.  No mesmo período, o Índice de Satisfação com a Vida aumentou 2,5 pontos e alcançou 67 pontos, informa a pesquisa divulgada nesta terça-feira (11) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) . Mesmo com a queda do medo do desemprego e a melhora da satisfação com a vida, a situação ainda é "crítica", observa a CNI. 

Isso porque o Índice do Medo do Desemprego está 13 pontos acima da média histórica, que é de 48,2 pontos. O Índice de Satisfação com a Vida também continua inferior à média histórica de 70 pontos. "Os dois índices acompanham a melhoria da confiança da população", afirma o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca. O aumento da confiança, explica ele, é efeito do início da solução da crise política. "Com a mudança de governo, melhoraram as perspectivas de recuperação da economia, embora o desemprego continue crescendo e a renda real esteja em queda", completa Fonseca. 

De acordo com a pesquisa, o medo do desemprego é maior entre as pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos. O índice ficou em 66,9 pontos entre os com renda familiar até um salário mínimo e em 67,9 pontos entre os com mais de um e até dois salários mínimos em setembro, valores superiores à média nacional de 61,2 pontos. 

Entre as pessoas que ganham mais de cinco salários mínimos, o índice foi de 49,8 pontos. O medo do desemprego é maior que a média brasileira entre as pessoas que têm ensino médio. Nesse extrato da população, o indicador foi de 64 pontos em setembro. 

As pessoas que recebem menos também são as menos satisfeitas com a vida. Entre os que recebem até um salário mínimo, o índice foi de 65 pontos. Entre os que ganham mais de cinco salários mínimos, o indicador alcançou 70,9 pontos em setembro. 

A pesquisa da CNI ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios entre 20 e 25 de setembro. 

MUDANÇA NA METODOLOGIA - Os índices de medo do desemprego e de satisfação com a vida eram indicadores de base fixa, com a média de 2003 = 100. A partir deste mês, passam a ser divulgados como indicadores de difusão. Na nova metodologia, os dois índices variam de zero a cem pontos. Quanto maior o valor do índice do medo do desemprego, maior é o medo do desemprego. Quanto maior o valor do índice de satisfação com a vida, maior é a satisfação com a vida. 

Como os índices de difusão refletem a situação atual dos percentuais de respostas, é possível comparar diretamente os estratos da pesquisa e identificar os que estão com mais ou menos medo do desemprego ou mais ou menos satisfeitos com a vida. 

SAIBA MAIS - Acesse a página do Medo do Desemprego & Satisfação com a Vida para conhecer todos os detalhes do estudo. 

Relacionadas

Leia mais

Fantástico, da TV Globo, destaca atuação do SENAI CETIQT em reportagem sobre moda do futuro
11 cursos do SENAI direcionados à Indústria 4.0
Pessimismo dos brasileiros aumenta em março puxado pela preocupação com desemprego

Comentários