Pessimismo dos brasileiros aumenta em março puxado pela preocupação com desemprego

O indicador de desemprego teve grande queda e o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) está abaixo da média histórica

O pessimismo dos consumidores cresceu em março puxado pela preocupação com o emprego. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) , que reduziu 1,1% frente a fevereiro, está 11% abaixo da média histórica. Só o indicador de desemprego teve queda de 6,1% na passagem de fevereiro para março. As informações são da pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta sexta-feira (1º).

A redução da confiança dos brasileiros sinaliza um período de demanda ainda mais fraca. Dos seis componentes do INEC, outros dois também apresentaram queda em março ante fevereiro. O indicador de situação financeira na comparação com os últimos três meses ficou 2,9% menor e o de expectativas para os próximos seis meses em relação à renda pessoal caiu 2,8% no período.

Houve melhora na percepção do brasileiro em relação ao endividamento frente aos últimos três meses, cujo indicador teve alta de 2,2% em março. Já o indicador de expectativas em relação à inflação, que cresceu 0,4%, e o expectativas de compras de bem de maior valor, com aumento de 0,7% no período, ficaram praticamente estáveis.

Feito em parceria com o Ibope, o INEC deste mês ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios entre os dias 17 e 20 de março.

SAIBA MAIS - Acesse a página do Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) para conhecer todos os detalhes da pesquisa.

Relacionadas

Leia mais

Diminui o ritmo de queda na produção e no emprego na indústria
Produção cresce e emprego na indústria fica estável, informa CNI
Desemprego, corrupção e saúde são os principais problemas do país, dizem os brasileiros

Comentários