Indústria estadual continua otimista, aponta Radar da Fiems

Melhor marca dos indicadores dos industriais do Estado foi registrada nas exportações de industrializados, com índice de 58,3 pontos

A Sondagem Industrial, realizada em junho pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas sul-mato-grossenses, confirma a manutenção do otimismo da indústria estadual para os próximos seis meses com boas expectativas em relação às exportações, às demandas por produtos industrializados, às contratações de empregados e às compras de matérias-primas. A melhor marca dos indicadores dos industriais do Estado foi registrada nas exportações de industrializados, com índice de 58,3 pontos.

Logo em seguida aparecem as demandas por produtos industrializados, com o indicador atingindo 57,5 pontos, o número de empregados a serem contratados, com índice de 55 pontos, e as compras de matérias-primas, com índice de 54,2 pontos. “Os quatro casos apresentaram indicadores acima dos 50 pontos, o que significa a ocorrência de expectativas positivas para os próximos seis meses deste ano em todo o setor industrial de Mato Grosso do Sul”, traz avaliação do Radar da Fiems.

Ainda conforme a Sondagem Industrial, em Mato Grosso do Sul, o encerramento do segundo trimestre de 2012 foi marcado pelo ritmo moderado da produção industrial. Deste modo, o nível de utilização da capacidade instalada, ficou mais uma vez abaixo do usual, comparativamente ao que é tido como habitual para o período. Quanto aos estoques, segundo os empresários, houve uma diminuição em relação à quantidade planejada. Reflexo, em boa medida, dos ajustes adotados como forma de adequar a produção à demanda esperada para os próximos meses.

ICEI

Além disso, o Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) alcançou em julho o equivalente 55,8 pontos. O destaque em Mato Grosso do Sul ficou por conta da manutenção da confiança dos empresários industriais em relação ao comportamento esperado para as economias brasileira, sul-mato-grossense e das condições de desempenho da própria empresa, que apresentaram índices de equivalentes a 55,4, 53,7 e 63,2 pontos, respectivamente.

Em julho, para 4,8% dos respondentes as condições atuais da economia brasileira melhoraram. No caso da economia estadual, na mesma comparação, a melhora, também, foi apontada por 4,8% dos participantes. Por fim, com relação à própria empresa, as condições atuais estão melhores para iguais 4,8% dos respondentes. Enquanto 66,7%, 76,2% e 76,2% disseram que não houve alteração nas atuais condições da economia brasileira, estadual e no desempenho da própria empresa, respectivamente.

Para os próximos seis meses, 38,1% dos respondentes mostram-se confiantes em relação à economia brasileira. Já no caso da economia estadual, na mesma comparação, os que disseram estar confiantes alcançou a marca de 33,4%. Por fim, com relação ao desempenho da própria empresa, considerando os próximos seis meses, 57,1% dos respondentes mostraram-se confiantes. Enquanto 52,4%, 52,4% e 33,3% disseram que, no mesmo período, não deve haver alterações em relação à economia brasileira, estadual e no desempenho da própria empresa, respectivamente.

Relacionadas

Leia mais

Indústria mantém otimismo para os próximos 6 meses, aponta Radar da Fiems
IEL do Mato Grosso do Sul está com inscrições abertas para curso de capacitação de líderes
Empresários de Mato Grosso do Sul debatem desenvolvimento com uso racional da água

Comentários