Fiems acerta com Paraguai cooperação na área sucroenergética

É importante compartilhar experiências com instituições do Estado

Durante o 6º Canasul (Congresso da Cana de Mato Grosso do Sul) e a 2ª Feira Agrometal (Feira do Agronegócio e do Setor Metalmecânico de Mato Grosso do Sul) realizados no Parque de Exposições João Humberto Andrade de Carvalho, de Dourados (MS), a Fiems acertou com representantes de entidades públicas e privadas do Paraguai uma cooperação técnica na área sucroenergética. O temo de cooperação, que também inclui a Prefeitura Municipal de Dourados e o Sebrae/MS, foi assinado nesta terça-feira (23/10) e define quais as atividades e parcerias que serão executadas entre os dois países com a finalidade de atender às necessidades do Paraguai.

Na prática, será possível ampliar o escopo de atuação das entidades sul-mato-grossenses no Paraguai voltadas para as indústrias sucroenergéticas do país vizinho nas áreas de tecnologia, mecânica e agrícola. Atualmente, o Paraguai tem, por exemplo, dificuldade de matéria prima (cana-de-açúcar) e, por isso, é importante compartilhar experiências com instituições do Estado para soluções de vários problemas que o setor sucroenergético paraguaio necessita desenvolver. Também será preciso priorizar ações de transferência de tecnologia para o que o Senai possa verificar possibilidade de atendimento, apresentando uma proposta ao Paraguai para atendimento da demanda real.

Segundo o vice-presidente regional da Fiems, Sidnei Pitteri Camacho, que também é presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da Região da Grande Dourados (Simmme), as indústrias sucroenergéticas estão em expansão no Estado como demonstram os dados levantados pelo Radar Industrial da Fiems. “Sabemos que os nossos números chamam muito a atenção dos empresários paraguaios, pois somos o 5º Estado no ranking da área plantada com cana-de-açúcar no Brasil, o 7º em produção de açúcar e o 4º em produção de etanol. Portanto, nada mais acertado que a definição dessa parceria entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai”, ressaltou.

Já o superintendente do IEL, Bergson Amarila, que também responde pelo CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems, explica que o documento tem todos os termos que identificam as reais necessidades do Paraguai e como a Prefeitura de Dourados e a Fiems, por meio do Senai, poderão auxiliar as indústrias e empresas do país vizinho no que se refere à qualificação de mão de obra e transferência de tecnologia. “Hoje é uma continuidade de um trabalho que existe desde 2009, destacando as práticas e ações da Fiems em prol da indústria de outros países”, ressaltou.

Ele acrescenta que o objetivo é expandir as relações e integrar ainda mais a relação com o Paraguai de forma a auxiliá-lo com os serviços que o Sistema Fiems disponibiliza. A secretária municipal de Agricultura, Indústria e Comércio de Dourados, Neire Colman, ressalta que o encontro é essencial para estabelecer novos relacionamentos. “Estamos próximos da fronteira, podendo expandir nosso mercado para os países vizinhos. Com a instalação do polo metalmecânico em Dourados, poderemos também atender as indústrias do Paraguai”, previu.

O representante do Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai, Juan Carlos Morinigo, ressaltou que o encontro foi de extrema importância para estreitar as relações e encontrar soluções que possam alavancar o segmento no seu país. “Notamos diversas tecnologias que as usinas daqui utilizam e que para nós é novidade, mas são coisas que podemos e devemos incorporar, como por exemplo, os sistemas mecanizados. Hoje, apenas 15% das usinas do Paraguai detêm processos mecanizados”, completou.

O gerente de educação do Senai, Marcos Costa, que apresentou durante o encontro todos os serviços e atividades que a entidade oferece para as indústrias sucroenergéticas, destaca a expertise técnica do Senai no que diz respeito a qualificação de mão de obra e transferência de tecnologia. “Temos vasta experiência em cooperação, dessa forma podemos auxiliar o Paraguai com soluções em educação e tecnologia”, pontuou.

Relacionadas

Leia mais

Compromisso com o ajuste fiscal é imprescindível, diz a economista Zeina Latif
5 vacinas desenvolvidas pela biotecnologia que melhoram a saúde pública no Brasil
SESI patrocina Programa Dr. Saúde da Prefeitura de São Paulo

Comentários