Falta de insumos atinge metade das indústrias da construção

Pesquisa da CNI mostra que o alto custo de insumos se tornou um problema mais disseminado no setor no quarto trimestre de 2020. Ele atinge agora uma a cada duas empresas

A Sondagem Indústria da Construção, pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que a falta e o alto custo de insumos se tornaram um problema mais disseminado na construção no quarto trimestre de 2020. Atualmente, uma a cada duas empresas da construção são afetadas. No terceiro trimestre, o número era de pouco mais de uma a cada três. 

“A construção espera maior crescimento para compra de insumos, atividade e emprego nos próximos seis meses. A confiança dos empresários da construção, por outro lado, caiu, refletindo maior pessimismo com relação ao estado atual da economia brasileira”, explica o gerente de Análise Econômica, Marcelo Azevedo.

A pesquisa mostra que a produção e emprego do setor caíram, em um movimento já esperado para o mês de dezembro. O índice de atividade da indústria de construção foi de 46,3 pontos em dezembro, abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que indica redução da atividade da construção. O índice de evolução do número de empregados ficou em 46,9 pontos, abaixo da linha divisória de 50 pontos, mas ainda acima de sua média histórica, 44,1 pontos.

A Utilização da Capacidade Operacional caiu de 63% para 62%. O indicador, entretanto, atingiu o maior nível para o mês de dezembro desde 2014. A confiança dos empresários da indústria da construção recuou 3,2 pontos em janeiro de 2021 para 56,9 pontos. Mas como o índice permanece acima dos 50 pontos, o ICEI-Construção ainda indica confiança dos empresários.

Veja os detalhes da Sondagem Indústria da Construção
 

Relacionadas

Leia mais

Emprego cresce na indústria em um movimento atípico para dezembro
Brasil pode se transformar na “roça do mundo” se abrir mão da indústria manufatureira
Conheça o Banco de Mídia da Indústria

Comentários