Empresários recorrem a crédito pessoal

Em São Paulo, empréstimos pessoais para manter o negócio são a opção de 37% dos empresários

No Estado de São Paulo, micro e pequenos industriais recorrem a financiamentos pessoais para manter o negócio. Os empréstimos pessoais, seja de bancos, amigos ou parentes, são a opção de 37% dos empresários, enquanto 37% conseguem o financiamento corporativo.

Os dados são de pesquisa feita em dezembro pelo Datafolha para o Simpi (sindicato da micro e pequena indústria) com 305 empresários do setor. Do total, 23% disseram não tomar empréstimos, e 3% usam outras opções.

O acesso ao crédito é considerado difícil por 44% dos donos de microindústrias e por 34% dos donos de pequenas indústrias. A pesquisa considera microempresas aquelas com até nove funcionários e pequenas as que possuem até 50.

A dificuldade de tomar empréstimos impediu um crescimento mais rápido da empresa Kuatro Kantos, que faz chinelos, diz Valdete Pena, 47. Para sustentar a empresa, ela usa recursos da rescisão do emprego anterior.

Ela conta que, como o negócio foi registrado como atividade de MEI (Microempreendedor Individual), há um ano e meio, as instituições financeiras não ofereciam opções vantajosas. "Mesmo tendo imóvel e máquinas para dar como garantia, não encontramos nenhuma opção interessante em bancos, fora o cheque especial, e com valor pequeno."

Leia a íntegra no link: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/02/1406623-empresarios-recorrem-a-credito-pessoal.shtml

Relacionadas

Leia mais

Cooperação entre fintechs e bancos pode facilitar o crédito para empresas
VÍDEO: Minuto da Indústria mostra que micro, pequenas e médias empresas terão acesso a crédito facilitado
CNI e Caixa firmam parceria de cooperação para ampliar acesso a crédito para micro, pequenas e médias empresas

Comentários