Novo Brasil Mais Produtivo abre inscrições em plataforma para empresas industriais

Abertura da plataforma de produtividade marca o início das operações do programa do governo federal que destina R$ 2 bilhões para aumentar a produtividade de MPMEs nos próximos quatro anos

homem negro vestindo camiseta preta, equipamento de proteção auricular, manuseia uma furadeira em uma placa de madeira em bancada industrial
Brasil Mais Produtivo vai alavancar produtividade de micro e pequenas indústrias no Brasil

Já está no ar a Plataforma de Produtividade para o Novo Brasil Mais Produtivo, programa que destina mais de R$ 2 bilhões para promover a produtividade e transformação digital de micro, pequenas e médias empresas industriais brasileiras. Na plataforma, que entrou em operação nesta quarta-feira (31), empresas de todo o país podem se inscrever para ter acesso gratuito a diagnóstico e estratégia de gestão, consultorias e cursos profissionalizantes de manufatura enxuta ou eficiência energética. A expectativa é engajar até 200 mil empresas pela plataforma e atender direta e presencialmente mais de 93 mil até 2027 em uma jornada de produtividade e transformação digital.

Lançado em novembro do ano passado, a nova fase do programa é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em uma parceria inédita entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Empresa Brasileira de Inovação Industrial (Embrapii) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). 

geraldo alckmin, vice presidente da República, é um homem branco, usa óculos de grau, terno escuro, camisa branca e está de perfil em foto colorida

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou a necessidade das pequenas indústrias se tornarem mais competitivas. “O mundo vai ter que descabornizar e o Brasil é o grande protagonista em inúmeras rotas tecnológicas. Teremos uma oportunidade importante de nos reindustrializar”, comentou.


“Vamos nos empenhar o mais rápido possível para fazer que a pequena empresa tenha mais oportunidade, gerar riqueza e trabalho para o nosso país”, completou.


“Estamos juntando aqui dois craques, Sebrae e SENAI, para ir à empresa ou pela plataforma digital fazer o diagnóstico correto, identificar o gargalo, verificar onde pode ter um salto de produtividade”, ressaltou Alckmin, ao explicar que o aumento da produtividade é um dos focos da neoindustrialização, ao lado da descarbonização, inovação e exportação.

Gustavo Leal é um homem branco, veste terno azul marinho e camisa azul claro, usa óculos e está sentado em cadeira de couro preta

Para o diretor geral do SENAI, Gustavo Leal, o programa e a Plataforma de Produtividade representam uma oportunidade para as MPEs industriais brasileiras se tornarem mais competitivas.


“Esse programa é multifacetado, desde a digitalização à requalificação profissional. É um programa que tem características  e escala únicas. É importante reconhecermos o quanto o ministério foi ousado na composição desse programa, além do trabalho em conjunto, que será capaz de fazer grande diferença para a economia”, destacou Leal. 


Por sua vez, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, destacou que a plataforma será uma oportunidade para atrair a confiança das milhões de empresas que estão na informalidade. “A iniciativa de criar a plataforma tem que vir incorporada, unificada, em poucas palavras, com o objetivo de apoiar essas pessoas. E o Sebrae tem essa facilidade. É a porta em que as pessoas confiam. Os empregos que precisamos estão aqui”, afirmou.

“A neoindustrialização é um marco histórico para dizer que o Brasil é um país desenvolvido, soberano e capaz de resolver os abismos sociais no nosso país”, ressaltou o presidente do Sebrae, Décio Lima. “Pela primeira vez, estamos em uma sinergia com órgãos fundamentais para a construção desse processo que é imperativo para a economia brasileira, que trará inovação, sustentabilidade e inclusão”, completou.

b

A presidente da ABDI, Cecilia Vergara, reforçou que o lançamento da plataforma marca um dia muito importante para o Brasil Mais Produtivo. “Para a ABDI é uma honra participar dessa iniciativa e ser responsável pela gestão operacional do programa. Nosso time segue trabalhando para consolidar o Brasil Mais Produtivo como o maior e mais impactante programa de aumento de produtividade do país, voltado para micros, pequenas e médias empresas. Tenho certeza de que estamos no caminho certo”, disse.

“O Plano Mais Produção busca pavimentar os caminhos para uma indústria mais inovadora e digital, mais verde, mais exportadora e mais produtiva. O Novo Brasil Mais Produtivo é um pilar essencial da estratégia de neoindustrialização nacional, por meio da digitalização de processos básicos e da inserção de novas tecnologias com foco em pequenos negócios”, afirmou José Luis Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES.

“A plataforma é uma complementaridade do NIB, um esforço do governo e do setor produtivo brasileiro para aumentar a inovação nas empresas. A Finep faz parte deste grande movimento pelo Brasil”, pontua Celso Pansera, presidente da Finep.  

“A Embrapii se soma a esse esforço, por meio do desenvolvimento de tecnologias apropriadas aos desafios diagnosticados na plataforma, disponibilizando a sua rede de ICTs com expertise nas mais diversas áreas de competência tecnológica, para impulsionar a competitividade dos pequenos negócios no mercado”, disse o presidente da Embrapii, Chico Saboya.

Brasil Mais Produtivo faz parte do Nova Indústria Brasil, política de desenvolvimento industrial 

O Novo Brasil Mais Produtivo está alinhado às diretrizes da nova política industrial brasileira, lançada pelo governo federal no último dia 22. A Nova Indústria Brasil (NIB) é lastreada em seis missões voltadas para o crescimento do país e a melhoria da qualidade de vida da população. A missão 4, que prevê a transformação digital da indústria para ampliar a produtividade, engloba investimentos na indústria 4.0. O objetivo é promover um salto de digitalização das empresas industriais brasileiras (de 23,5% digitalizadas, atualmente, para 90%), além de triplicar a participação da produção nacional nos segmentos de novas tecnologias até 2033. 

Ao promover a transformação digital, o Novo Brasil Mais Produtivo oferece soluções de baixo custo e de rápida implementação para aumentar a produtividade e a gestão nas empresas brasileiras. A nova edição do Brasil Mais Produtivo também tem como objetivo promover a cultura de aprendizado e aperfeiçoamento constante das empresas brasileiras. 

Conheça as outras modalidades de ação do Brasil Mais Produtivo

Além da plataforma de produtividade, primeira modalidade do Novo Brasil Mais Produtivo e voltada para as MPMEs industriais, o programa abrange outras três categorias.

Com foco em gestão para todas as micro e pequenas empresas, a segunda modalidade vai orientar até 50 mil empresas, que também receberão acompanhamento contínuo de Agentes Locais de Inovação (ALI) e outros instrumentos do Sebrae para o aumento da produtividade nos negócios, além de outros projetos setoriais da instituição. 

A terceira modalidade do programa visa a otimização de processos industriais de até 30 mil micros e pequenas indústrias e em até 3 mil médias indústrias por meio de consultoria em manufatura enxuta e eficiência energética e aperfeiçoamento profissional do SENAI.

Por sua vez, a quarta modalidade prioriza a transformação digital. Na modalidade, 360 empresas industriais receberão apoio do SENAI com o desenvolvimento de novas tecnologias. Além disso, 8.400 MPMEs serão beneficiadas com soluções desenvolvidas por empresas provedoras de tecnologias 4.0 por meio de chamadas Smart Factory. A quarta modalidade também prevê o atendimento a 1.200 médias empresas com um plano completo de transformação digital: da elaboração do projeto de investimento ao acompanhamento de implantação.

Relacionadas

Comentários