Debate acalorado sobre mobilidade urbana no EEBA

"O que vemos hoje no Brasil é uma imobilidade urbana"

"O que vemos hoje no Brasil é uma imobilidade urbana. É preciso aplicar no país um conceito de transporte público integrado, com segurança, conforto, limpeza, rapidez e economia". A declaração é do presidente da VDI, Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, Edgard Horny, um dos palestrantes do workshop Mobilidade Urbana, que aconteceu de forma acalorada, ontem, terça-feira, no último dia do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), no Pier Mauá.
 
Horny fez duras críticas ao sistema de transporte público no país e alertou que é preciso adotar políticas estratégicas para o uso do transporte individual já que a frota brasileira de carros de passeio subiu em 40% na última década. Citou como um modelo exemplar o sistema de transporte rápido por ônibus adotado em Bogotá, na Colômbia.

O presidente da VDI sugeriu ainda que empresas brasileiras estimulassem seus funcionários a trabalhar em um esquema de home office, aproveitando tecnologias que permitem reuniões em videoconferências. “Não é mais necessário ter tantas pessoas indo e voltando do trabalho no mesmo horário, provocando grandes congestionamentos nos centros urbanos”, defende. “Não é preciso fazer mais, é preciso fazer diferente”, concluiu Horny.
 
Prefeito de Colônia, na Alemanha, Jürgen Roters levou para o debate sua experiência na liderança da cidade que registra o maior volume de tráfego de veículos da Europa e que conta com um anel rodoviário de seis pistas. Roters, que assinou com o prefeito Eduardo Paes um acordo de cooperação entre as duas cidades, chamou atenção para o serviço de aluguel de carros, que tem crescido na Europa com o apoio de grandes montadoras.

Diretor de relações governamentais da MAN, indústria de caminhões e ônibus, Marcos Saltini discursou sobre a importância dos biocombustíveis para o meio-ambiente. Ele ressaltou que são medidas sustentáveis que podem reduzir o custo operacional das empresas de transporte público.

O último integrante do workshop a palestrar foi o subsecretário municipal de Transportes, Carlos Maiolino, que admitiu que o setor metro-ferroviário atua hoje com sua carga máxima, transportando 500 mil passageiros por dia. E prometeu que, até a Copa do Mundo de 2014, mais 200 novas composições de trens e metrôs vão entrar em operação, dobrando para um milhão a capacidade de transporte diária.

Em sua 29ª edição, o EEBA foi promovido pela CNI e sua congênere alemã, BDI, e organizado pela FIRJAN com apoio do Ministério das Relações Exteriores, da Câmara Brasil-Alemanha (AHK), do Governo do Estado e da Prefeitura do Rio de Janeiro. Nos dois dias de evento, aconteceram painéis de discussão sobre cooperação e oportunidades de negócios entre os dois países, além de outros workshops sobre temas como energia renovável, oportunidades no setor de petróleo e gás e negócios relacionados à Copa do Mundo e Olimpíadas.

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